Portal da Cidade Mariana

crônica

Curtir o Carnaval

Andreia Donadon Leal - Mestre em Literatura pela UFV

Publicado em 01/03/2019 às 06:45

(Foto: Google Imagens)

Estamos no mês de uma das festas mais esperadas e comemoradas do ano por milhares de foliões: o carnaval. Apesar de o vocábulo ser marcado pelo significado de origem latina “carne vale”, carnaval não é festa da carne, da anarquia, da bagunça individualizada ou generalizada. Carnaval é festa da alegria e do agradecimento à vida. Carnaval é saber aproveitar a festa, permitindo-se fazer o que a lei permite.

Curtir o carnaval numa boa é saber que há limites e responsabilidades, para tudo, mais ainda, no período de grandes festejos. Saber curtir o carnaval é  brincar sem incomodar o outro, para não se estrepar. Saber curtir o carnaval é saber que é terminantemente proibido e perigoso, para sua vida e do outro, dirigir após ingestão de bebida alcoólica. No carnaval será comum a realização de blitzen da Lei Seca, e se você folião, for flagrado excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue (para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho), pagará multa, o veículo será apreendido e perderá, ainda, a carteira de motorista por um ano. E se ultrapassar o limite de três latas de cerveja, será preso!

Saber curtir o carnaval é saber brincar numa boa, sem se exaltar ou caçar confusão com outro folião! Saber curtir o carnaval é saber respeitar o espaço, a privacidade, o “não” e o “sim” do outro.
Saber curtir o carnaval é saber que você, por liberdade e opção, escolheu ficar em sua cidade, ou em outro local para festejar.  É saber, também, que estes lugares são do povo, e tudo que é do povo deve ser respeitado e preservado para o bem-estar da cidade. Por isso, é necessário saber usar os banheiros químicos ou dos bares, e não os passeios das ruas! É saber jogar o lixo nos sacos de lixo, e não nas avenidas.

Saber curtir o carnaval é saber cuidar de seu corpo e de sua saúde. É saber que há em todas as cidades do mundo milhões de pessoas com DST(Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS; por isso, especialmente no carnaval, é preciso levar a sério as orientações dos profissionais da saúde sobre prevenção; ter e usar preservativos. As DST e a AIDS têm alcançado grande índice de infecção nos últimos anos; por isso, para continuar a curtir sua vida depois do carnaval, é preciso saber que a prevenção é a única forma de manutenção do “in statu quo ante bellum”, expressão latina que significa recuperar a situação que havia antes de uma guerra.

Para que, distinto folião, a situação de pessoa saudável, de bem com todos e com a vida, antes do carnaval, permaneça a mesma depois, seja um folião PRUDENTEMENTE feliz!

Fonte:

Deixe seu comentário