Portal da Cidade Mariana

Datas especiais

Dia Mundial do Desenhista

Celebrando a data e artistas que fizeram história na nossa região, conheça a homenageada: Erna Antunes

Publicado em 15/04/2020 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Cristiano Casimiro dos Santos I Revista Mariana Histórica e Cultural)

(Foto: Cristiano Casimiro dos Santos I Revista Mariana Histórica e Cultural)

O Dia do Desenhista - data em que também se comemora o “World Art Day” (Dia Mundial da Arte) - abarca diferentes manifestações artísticas, tais como: pintura, escultura, fotografia, literatura, teatro e música.

A data foi instituída a partir de uma votação em 2011, pela Associação Internacional das Artes (IAA), maior organização não-governamental de artistas visuais criada em 1954, por iniciativa da Unesco.

Ambas as datas foram escolhidas como homenagem ao grande gênio Leonardo di Ser Piero di Antonio - mais conhecido como Leonardo da Vinci - que nasceu no dia 15 de abril de 1452, no povoado de Vinci, localizado nas encostas do Monte Albano, em Toscana, região mais florescente da Itália.

Hoje poderíamos falar de Manoel da Costa Athayde e seus anjos, Padre Viegas e suas paisagem de Mariana, Zizi sapateiro e sua arte primitiva, Elias Layon e suas brumas, Emerson Camaleão e suas caricaturas, mas para comemorar esta data resolvemos homenagear uma artista marianense de coração que se destacou no desenho, pintura, escultura e nas atividades culturais da cidade nos anos 60: Erna Antunes - Iugoslava naturalizada brasileira, com obras nas áreas de pintura, tapeçaria e escultura.


Obras de Erna Antunes


ERNA ANTUNES


Erna Antunes nasceu na Escópia (Macedônia) em 1926, e foi uma pintora, escultora e tapeceira. Aos 12 anos apresentou sua primeira exposição de pintura em Pancevo, Iugoslávia. Cursou a Escola de Belas Artes de Viena, na Áustria e, após diplomar-se (1948), estudou com Ziskovic, em Graz, na Áustria.

Em Mariana, na década de 60, fundou uma escola de arte que instruiu vários artistas Marianenses e de nossa região como: Elias Layon, Carlos Baeta, José Afonso e tantos outros. Foi a idealizadora e organizadora do 1° Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana em julho de 1965 - que foi o primeiro festival do Brasil.

Artista de renome mundial, Erna tem acervos na Iugoslávia, Portugal, Japão, Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Brasil. Membro da Academia Brasileira de Belas Artes (1970), possui a Comenda de Ouro Pedro Américo.

Foi agraciada com a Medalha de Vermeil (2008) la "Société Académique des Arts, Sciences et Lettres" fundada em 1915, coroada pela Academia Francesa.

Falecida em 08 de março de 2014 em decorrência de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro.

Como dizia Dona Erna: “É a arte a única prova de nossa passagem pela terra”.


O Portal da Cidade de Mariana considera a arte como uma atividade cultural essencial e parabeniza a todos os artistas multidisciplinares pelo seu dia especial. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário