Portal da Cidade Mariana

EVENTO

Diretor do Icsa e ex-aluna fazem palestra sobre poesia aldravista

José Benedito Donadon Leal e Andreia Donadon Leal foram convidados pela Academia Mineira de Letras

Publicado em 08/10/2019 às 22:02

O diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), José Benedito Donadon Leal, e a ex-aluna da UFOP Andreia Donadon Leal foram convidados pela Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais para ministrar palestra sobre o movimento aldravista.  

A palestra "Aldravia, nova forma, nova poesia" acontece no dia 30 de outubro, às 10h, no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), em Belo Horizonte.  

Segundo o presidente da Academia, Luiz Carlos Abritta, o movimento literário criado pelos poetas aldravistas de Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J. S. Ferreira tem crescente destaque no cenário cultural brasileiro.  

A palestra é gratuita. 


A Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais foi fundada em 14 de dezembro de 2012. É uma associação de caráter cultural, que tem por finalidade a congregação dos membros do Ministério Público de Minas Gerais, a valorização da cultura da língua brasileira e da literatura nacional. 

 

Andreia Donadon Leal - Natural de Itabira, vive há 18 anos na cidade de Mariana. Autora de 14 livros. Recebeu diversos prêmios na área literária, entre eles: Troféu Rio - UBE-RJ, vencedora do Prêmio Literário Cidade de Manaus, Prêmio Antônio Olinto - UBE-RJ. Membro efetivo da AMULMIG, da ALACIB-MARIANA, do Pen Clube do Brasil; correspondente da Academia de Letras e Artes de Portugal, da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, da Academia Brasileira de Trovas, da Academia Paranaense de Poesia, Delegada da Academia Portuguesa de Ex-Libris, da Arcádia de Minas Gerais, dentre outras. Defendeu a  1ª dissertação de mestrado sobre o aldravismo na Universidade Federal de Ouro Preto: Aldravismo: movimento mineiro do século XXI.  

José Benedito Donadon Leal - Natural de São João do Cauiá; vive há 38 anos na cidade de Mariana. Professor Titular da UFOP, diretor do ICSA/UFOP. Autor de 21 livros. Membro efetivo da AMULMIG, da ALACIB-MARIANA; correspondente da Academia de Letras e Artes de Portugal, da Academia Portuguesa de Ex-Libris, da Academia Maceioense de Letras, da Academia Paranaense de Poesia, dentre outras. Recebeu o prêmio Xerox do Brasil, Medalha de Ouro da Academia de Devoção e Mérito de Paris e o título de Professor Emérito da UFOP. Doutor em Semiótica pela USP. Pós-doutor em Análise do Discurso pela UFMG. 

 


Fonte:

Deixe seu comentário