Portal da Cidade Mariana

RESULTADO

Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana divulga lista de selecionados

Os cursos, com início em 4 de fevereiro de 2020, terão a duração de um semestre

Publicado em 19/12/2019 às 22:00
Atualizado em

As listas de selecionados para os cursos de Alvenaria, Cantaria, Carpintaria, Forjaria e Pinturas Especiais da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana já estão disponíveis. As inscrições no site e na Secretaria da Escola chegaram a 300 candidatos da região e de outros estados.

Os selecionados devem comparecer, entre 15 e 20 de janeiro, levando um documento original com foto, na Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, que fica localizada na Rua Cônego Amando, 278, bairro Chácara. Será também feita uma lista de espera e, caso as vagas não sejam preenchidas, essas pessoas serão convocadas.

Os cursos, com início em 4 de fevereiro de 2020, terão a duração de um semestre. As aulas serão realizadas de terça a quinta-feira, das 18h30 às 22h, na Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana. Além disso, também acontecerão atividades práticas e visitas técnicas em dias não letivos, previamente combinados.

As listas de selecionados estão disponíveis no site www.escoladeoficios.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3560-2108, ou pelas redes sociais da Escola.

Escola - A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e parceria com a Prefeitura de Mariana e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em dezembro de 2019, a Escola certificou 57 alunos das primeiras turmas de Alvenaria e Pinturas Especiais, Forjaria, Cantaria e Carpintaria. O objetivo é incentivar a diversidade econômica e a perpetuação dos saberes e fazeres do município, valorizando a identidade e a cultura local.

Os ofícios ensinados na Escola são processos de construção tradicionais e os conhecimentos são transmitidos por costumes, práticas, narrativas ou hábitos, além de estarem ligados à preservação do patrimônio material e imaterial. Professores e mestres da Escola pesquisam e entendem essas práticas regionais para transmitirem os ensinamentos em aulas práticas e teóricas intercaladas para um melhor aprendizado.


Fonte:

Deixe seu comentário