Portal da Cidade Mariana

Festival de Teatro

Festival de Teatro Comunitário de Mariana

O Festival se reafirma, em sua sexta edição, como um espaço ideológico de resistência e acontece entre os dias 26 a 30 de setembro

Publicado em 26/09/2022 às 20:36
Atualizado em

Nos seus seis anos de existência, o FESTECO vem se consolidando como um evento cultural onde a voz da comunidade pode ser ouvida e validada. (Foto: Pixabay)

O VI FESTECO – Festival de Teatro Comunitário de Mariana 2022, traz de volta aos palcos e espaços culturais da Primaz de Minas, na sua Fase Estudantil, jovens talentos da cidade, abordando sobre o tema: “Teatro no Caminho do Sol". O Festival se reafirma, em sua sexta edição, como um espaço ideológico de resistência. Esse ano, acontecendo do dia 26 a 30 de setembro, e a programação apresenta a pujante produção teatral da juventude Marianense!


FESTECO - FESTIVAL DE TEATRO COMUNITÁRIO DE MARIANA

Nos seus seis anos de existência, o FESTECO vem se consolidando como um evento cultural onde a voz da comunidade pode ser ouvida e validada. Surgido de uma parceria entre a Escola Ensino Médio do Bairro Cabanas e a Associação Cultural Dragão Verde e Amarelo, nele, o público geral pode apreciar as inúmeras criações artísticas da juventude de Mariana e região.

O Festival é dividido em duas fases: uma local, em que a ênfase é a produção teatral dos estudantes das escolas de Mariana e uma direcionada aos grupos e artistas amadores e profissionais, a Fase Nacional.

Em cada uma de suas edições, a Fase Estudantil coloca em cena, uma média de 450 alunos do Ensino Fundamental e Médio, oriundos das escolas e centros culturais da cidade de Mariana. Apresentando produções de qualidade e temáticas profundas, a juventude local mostra sua cara e sua vivacidade, que podem ser conferidas nos múltiplos espaços que o FESTECO oferta para as apresentações.

O público, que é muito importante para a produção do Festival – já que um dos seus objetivos é também a formação de plateia - acessa aos espaços de forma gratuita ou a preços simbólicos. O motivo para isso é que o Festival sempre busca parcerias e patrocínio de suas atividades, sendo possível assim oferecer como contrapartida social, o acesso amplo à cultura, seja através de audiência nos espetáculos, ou nas oficinas e demais atividades programadas, ou produzindo.

Na Fase Nacional, temos grupos e artistas amadores ou profissionais vindos de todo o país e, mais uma vez, o caráter comunitário do Festival atrai espetáculos de diversas temáticas e estéticas, o que se torna uma ótima oportunidade de lazer cultural para o público do Festeco.

FESTECO – FASE ESTUDANTIL E O TEATRO NO CAMINHO DO SOL

O FESTECO - Festival de Teatro Comunitário de Mariana - 2022 sempre escolhe um horizonte temático para nortear seus trabalhos. Esse ano, o Teatro no Caminho do Sol é o grande tema central.

Vale a pena conferir a programação e as produções desse ano que vão desde trabalhos extraídos das obras de importantes dramaturgos brasileiros, como: Dias Gomes e Nelson Rodrigues, a Millor Fernandes, além de dramaturgia inédita, teatro Realista, Realismo Fantástico, Sarau e lançamento de livros, teatro de formas animadas (boa pedida para crianças). Os espaços cênicos diversos como a Praça Gomes Freire, Auditório da ICSA e o tradicional Cine Teatro Municipal oportunizam experiências diferenciadas para o público, ao prestigiar as produções.

Fonte:

Deixe seu comentário