Portal da Cidade Mariana

Restauração

Elementos artísticos da Igreja São Francisco de Assis são restaurados

Recentemente o Passo da Ponte de Areia passou por obras de restauração artísticas, agora é a vez dos elementos da igreja.

Publicado em 20/03/2021 às 03:01
Atualizado em

Igreja São Francisco de Assis (Foto: Raíssa Alvarenga)

Um dos monumentos importantes da cidade e também um dos mais visitados da centenária Praça Minas Gerais em Mariana, a Igreja de São Francisco de Assis, está entrando na fase de restauração de elementos artísticos e bens integrados. As obras tiveram início no mês de fevereiro e tem previsão de 16 meses.

Os projetos de restauração da Igreja e o projeto museográfico foram elaborados com recursos do IPHAN/PAC de Cidades Históricas. A previsão da entrega da parte civil está prevista para junho/julho, onde estão sendo executados: projeto estrutural, instalações elétricas, luminotécnico, instalações hidro-sanitárias, drenagem e impermeabilização, projetos contra incêndio e raios, segurança eletrônica e de sonorização. Fica faltando apenas a criação da fachada lateral esquerda, alvenarias internas e a torre dos sinos. A entrega da igreja para a cidade está prevista para dezembro de 2022.

Além desta obra, está em curso a restauração da Casa do Conde Assumar. A Prefeitura Municipal de Mariana, com recursos próprios, contratou o projeto de arquitetura e os projetos complementares da Casa do Conde, onde será implementado o Museu da Cidade, voltado para a valorização da identidade cultural dos habitantes de Mariana, estimulando o sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio e a preservação por meio de ações sócio-museológicas, além de se tornar mais um atrativo para a cidade, fomentando o turismo e a economia local.


A administração pública tem investido no patrimônio histórico da cidade, para preservar as origens de Minas Gerais, estado que nasceu entre as montanhas de Mariana. As obras da Igreja de São Francisco e a Casa do Conde de Assumar estão sendo executadas com recursos advindos do BNDES e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com investimentos de R$ 15,3 milhões.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário