Portal da Cidade Mariana

Datas Especiais

Ler os livros, ler a vida, ler o mundo…

Saiba mais sobre importância da leitura para a formação social do indivíduo e para a construção da criatividade e imaginação

Publicado em 23/04/2020 às 05:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A leitura é uma atividade indispensável para o desenvolvimento humano, por ser fonte de informação, conhecimento e aprendizado, além de ser uma atividade fundamental na formação cultural das pessoas. Ela pode se apresentar como uma oportunidade democrática e acessível de desenvolvimento individual e profissional.

É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos, sem sequer sair do lugar. Ler estimula a criatividade, exercita a imaginação e a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de vários outros benefícios.

Hoje (23) é o Dia Mundial do Livro e nós do Portal da Cidade preparamos esta matéria para falar sobre livros e leitura, com o apoio de duas fontes: Patrícia Ferreira dos Santos Silveira, historiadora e coordenadora da Casa do Professor Presidente Pedro Aleixo em Mariana (coordenação da Secretaria Municipal de Educação que gerencia a Biblioteca Municipal Benjamim Lemos) e Maria Lídia Guimarães Peixoto, graduada em letras e ex-diretora.

Mariana conta com um acervo de livros disponíveis na Biblioteca Municipal Benjamin Lemos - que completa 35 anos de existência legal este ano. Ela é um espaço tradicional de leitura e salvaguarda da memória literária, afetiva e cultural de nossa Cidade, sendo totalmente pública e de empréstimo liberado para toda a comunidade Marianense e estudantil. Para se inscrever e ter direito ao empréstimo - quando forem retomadas as atividades - o leitor precisa comparecer pessoalmente levando comprovante de residência e documento com foto.

Segundo Maria Lídia, o melhor estímulo para a leitura são os exemplos: “uma criança que vê os pais lendo jornais, livros, revistas, etc., sentirá a vontade de ler também. A interação com material impresso, no âmbito familiar é muito importante como um incentivo para que as crianças gostem de ler.”

Em algumas famílias, as crianças interagem com materiais e com tarefas de leitura e escrita desde muito pequenas. E essas interações, possivelmente, estão relacionadas e exercem influência nas aprendizagens convencionais posteriores.

As leituras em voz alta para as crianças pequenas - nas quais elas escutam, observam, perguntam e respondem - são um meio para que entendam as funções e a estrutura da linguagem, e podem vir a ser, também, uma ponte entre a linguagem oral e a linguagem escrita.

Diversos estudos da literatura científica têm mostrado que, ao compartilhar a leitura de um livro com as crianças pequenas, não apenas se cria uma atividade prazerosa, mas também se configura um importante momento de aprendizagem.

A leitura de histórias, por exemplo, tem particular importância para o desenvolvimento do vocabulário e para a compreensão de noções e ideais, bem como para a linguagem escrita dos livros. Além de ser uma atividade prazerosa para as crianças.

O Portal da Cidade incentiva todos a promoverem atividades prazerosas, apoia a cultura e o movimento de leitura. Leia um livro, leia a vida, leia o mundo!

(Esta matéria contou com a colaboração de Maria Lídia Guimarães Peixoto e Patrícia Ferreira dos Santos Silveira)


Para saber mais sobre a Biblioteca Municipal Benjamin Lemos e conhecer maiores detalhes e muitas de suas riquezas e coleções acesse: https://www.facebook.com/bibliotecapublicamariana/ 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário