Portal da Cidade Mariana

Mariana celebra 275 anos da criação da sua diocese

A diocese marianense foi a primeira do estado de Minas Gerais

Publicado em 10/12/2020 às 02:54
Atualizado em

Praça da Sé em Mariana-MG. (Foto: Gilson Freitas l via Pinterest)

No mês em que se celebra os 300 anos de Minas Gerais, Mariana tem mais um motivo para comemorar: além de ter sido a primeira vila, cidade e capital, foi também a sede do primeiro bispado no estado. Isso porque, em 06 de dezembro de 1745, foi instituída na Primaz de Minas, por meio da Bula Candor Lucis Aeternae do Papa Bento XIV, a primeira diocese da Capitania mineira, a partir de território desmembrado da então Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Antes da criação da primeira diocese mineira, Minas Gerais obedecia aos bispos do Rio de Janeiro. Desta forma, à época, Mariana se tornou, juntamente com a de São Paulo, que foi estabelecida no mesmo dia e pelo mesmo documento, a sexta diocese do Brasil. Até então, os bispados existentes eram os da Bahia (1555), Rio de Janeiro (1676), Olinda (1676), Maranhão (1677) e Pará (1719).

Entretanto, a instalação só ocorreu três anos mais tarde, em 17 de dezembro de 1748, com a posse canônica de seu primeiro bispo Dom Frei Manoel da Cruz, que veio da diocese do Maranhão. Por muitos anos, a Diocese de Mariana foi a única do estado mineiro, abrangendo um extenso território. Já em 1897, um decreto pontifício transferiu para a Diocese de Mariana os municípios de Minas Gerais então subordinados à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em comemoração à data, o atual arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou uma mensagem saudando a todas “forças vivas da nossa Arquidiocese”. “É a primeira a sair do litoral e a entrar para dentro do país, para o interior do país, desmembrada da Diocese do Rio de Janeiro”, conta Dom Airton um pouco sobre a história da criação da diocese de Mariana. “Dia 6 dezembro deve ser lembrado por todos nós como um dia de festa. Porque é a data do nascimento da Igreja particular de Mariana”, enfatiza.

Dom Airton José dos Santos, arcebispo da Arquidiocese de Mariana

Que a nossa Arquidiocese seja sempre um sinal bom para a evangelização e para a presença da Igreja neste lugar. Que nós continuemos a ser testemunho vivo da graça e da força que vem de Deus para darmos continuidade a evangelização ainda tão necessária nestes nossos tempos.

Dom Airton José dos Santos, arcebispo da Arquidiocese de Mariana


Elevação à Arquidiocese

Em 01 de maio de 1906, após 170 da criação da Diocese de Mariana, o bispado foi elevado à categoria de Arquidiocese, juntamente com o de Belém do Pará. Atualmente, a Arquidiocese de Mariana abrange 79 municípios mineiros e 136 paróquias.   


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


[Com informações da Arquidiocese de Mariana]


Fonte:

Deixe seu comentário