Portal da Cidade Mariana

História

Mariana celebra hoje (8), 310 anos da elevação à Vila de Nossa Senhora do Carmo

Até então arraial, em 1711, o local foi elevado à Vila pelo governador Antônio de Albuquerque

Publicado em 08/04/2021 às 08:06

Mariana MG (Foto: Márcio Lima)

Mariana, a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais, celebra hoje, dia 8 de abril, 310 anos da elevação do arraial de Nossa Senhora do Carmo à Vila de Nossa Senhora do Carmo.

Em julho de 1696, bandeirantes paulistas, liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, encontrou ouro em um rio, batizando-o de Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, que logo assumiria uma função estratégica no jogo de poder determinado pelo ouro. O local se transformou em um dos principais fornecedores do minério para Portugal.

No dia 8 de abril de 1711, o governador Antônio de Albuquerque, elevou o arraial à categoria de vila, sob a denominação de Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo de Albuquerque. O nome foi modificado em 14 de abril de 1712, para Vila Leal de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, sob confirmação de Dom João V.

A elevação exigiu a implantação de uma estrutura administrativa e judiciária, representada pela Casa Câmara e Cadeia. Assim, em 04 de julho de 1711, foi criada na Vila de Nossa senhora do Carmo, a primeira Câmara de Minas Gerais.

A elevação do arraial para Vila implicou em várias mudanças físicas. Foram construídos vários edifícios e logradouros, como a primeira Casa de Câmara no arraial de cima – Mata Cavalo (hoje bairro Santo Antônio), a casa de Intendência, o Palácio do Conde de Assumar, o Quartel de Dragões da Vila de Nossa Senhora do Carmo e o Largo da Matriz (Praça Cláudio Manoel), conhecida hoje como Praça da Sé.

A cidade de Mariana é composta por um rico patrimônio histórico, cultural e natural, e seu conjunto arquitetônico e urbanístico já é tombado pelo IPHAN desde 1945. A cidade é qualificada como Monumento Nacional e é reconhecida como berço de grandes artistas, poetas, escritores e atrai diversos turistas que se encantam com suas belezas.

Fonte:

Deixe seu comentário