Portal da Cidade Mariana

FERIADO

Mariana encanta no Corpus Christi

A festa celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo

Publicado em 19/06/2019 às 08:29
Atualizado em

Rua Direita (Foto: Felipe Cunha I Prefeitura de Mariana)

O feriado de Corpus Christi vai muito além do descanso. Esta é uma festa da Igreja Católica que tem como objetivo celebrar o ministério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Após o domingo de Páscoa, mais especificamente 60 dias depois, é quando se celebra a data de Corpus Christi, ou na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que remete à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Nesta quinta-feira (20) a cidade de Mariana celebra a data com missas, procissão e os tradicionais tapetes pelo centro histórico. 

Programação

Missa às 07:00 horas - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Missa às 10:00 horas - Igreja Nossa Senhora do Carmo

Celebração às 17:00 horas - Praça dos Ferroviários seguido de procissão e término na Praça da Sé. A Celebração será realizada por Dom Airton José dos Santos.

Tapetes

Um dos destaques da festa e que sempre chama a atenção dos presentes são os belos tapetes montados pelas ruas. A cada ano que passa a comunidade demonstra muita criatividade e devoção na montagem dos tapetes com temas eucarísticos e religiosos, confeccionados com serragem colorida e outros materiais recicláveis.

Os artistas da AMAP (Associação Marianenses de Artistas Plásticos) confeccionarão os tapetes com materiais como serragem e tinta, pela Rua Joséfa Macedo, Rua Direita e Praça da Sé. Essa decoração compõe o caminho por onde passará a procissão e o Sacramento da Comunhão. A confecção dos Tapetes será realizada durante o dia.

A tradição

A data do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia oito de setembro de 1264 e remete à caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Durante os dias desta festa religiosa há a celebração de missas e as ruas por onde as procissões passam são enfeitadas por tapetes decorativos.


Fonte:

Deixe seu comentário