Portal da Cidade Mariana

Datas Especiais

Não é só Halloween, é Dia do Saci também!

A lenda do Saci-pererê é considerada uma das mais emblemáticas do folclore brasileiro.

Publicado em 31/10/2020 às 02:00
Atualizado em

Saci-Pererê (Foto: Google Imagens)

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro, a data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.

A lenda do Saci é considerada uma das mais emblemáticas do folclore brasileiro. Ele é um menino negro e travesso, que fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que lhe concede poderes mágicos. Uma das importantes características desse personagem é que ele possui apenas uma perna. 

HISTÓRIA

O Saci-Pererê é um personagem muito brincalhão que se diverte fazendo traquinagens com os animais e com as pessoas. Suas principais travessuras são trançar os cabelos dos animais durante a noite, fazer sumir objetos (como os dedais das costureiras), e ainda, assobiar de maneira muito estridente para assustar os viajantes.

Reza a lenda que ele costuma atrapalhar o trabalho das cozinheiras, trocando os recipientes de sal e açúcar ou fazendo-as queimar a comida. Além de suas travessuras, é importante notar que o Saci tem o domínio das matas e, por isso, possui outra função denominada “farmacopeia”.  

Assim, o Saci é o guardião das ervas e das plantas medicinais. Ele conhece suas técnicas de manuseio e de preparo, bem como de sua utilização acerca dos medicamentos feitos a partir de plantas.

Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um personagem travesso, pois ele guarda e cuida das ervas sagradas presentes na mata e ainda, costuma atrapalhar e confundir as pessoas que as coletam sem autorização.

ORIGEM

Originária nas tribos indígenas do sul do Brasil, a lenda do Saci-pererê existe desde fins dos tempos coloniais. O termo “Saci" é oriundo do termo tupi sa'si que representa o nome de um pássaro. Esse pássaro é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê”, em tupi: matintape're. 

Ela é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local. Em alguns lugares esse personagem possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique. 

Inicialmente, o Saci era retratado como um personagem negro e endiabrado, que possuía duas pernas e um rabo. A partir da influência africana, ele perde a perna lutando capoeira e adquire o hábito de fumar o pito, ou seja, o cachimbo.

DIA DO SACI

Existe atualmente em nosso país uma data comemorativa em homenagem ao Saci-pererê. Essa data é comemorada em 31 de outubro e foi criada em 2003, por meio do projeto de lei federal nº 2.479, de 2003.

A proposta de lei visava a promover o resgate das figuras do nosso folclore e minimizar um pouco da influência da cultura estrangeira, uma vez que o dia 31 de outubro é mundialmente conhecido como o “Dia das Bruxas”.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário