Portal da Cidade Mariana

Cinema

Neste sábado acontece a segunda exibição do cineclube Banana Verde

A classificação etária do filme é de 14 anos

Postado em 17/05/2019 às 16:26 |

Filme Sarafina! O Som da Liberdade (Foto: Banana Verde - Encontros de Cinema)

A segunda apresentação do Banana Verde - Encontros de Cinema acontece neste sábado (18) com a exibição do musical sul-africano “Sarafina! O Som da Liberdade”, do diretor Darrell James Roodt.

O Banana Verde é um projeto de pesquisa e extensão da UFOP e tem como objetivo estender a relação entre a universidade e a comunidade marianense. Desta forma, a entrada é gratuita e aberta ao público.

O cineclube acontece todo sábado, às 18h, na sala 103 do bloco 1 do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), também conhecido como antigo colégio Padre Avelar, na rua do Catete,166, Centro de Mariana.

A cada mês serão abordadas temáticas diferentes visando incentivar o debate acerca de assuntos importantes em nossa sociedade, através de filmes nacionais, latino-americanos e africanos. A temática deste primeiro mês é “Sociedades em diálogo” e aborda questões como democracia, segregação racial e a luta por direitos.


Sobre o filme

O filme se passa na África do Sul nos anos 1970, período abarcado pelo Apartheid, e conta a história de uma jovem chamada Sarafina (Leleti Khumalo) que tem sua consciência política despertada a partir dos ensinamentos da brilhante professora Mary Masembuko, interpretada por Whoopi Goldberg. Durante as aulas, a educadora ensina a seus alunos sobre a opressão infligida aos negros sul-africanos pelo regime de segregação racial que perdurou no país de 1948 a 1994. Inspirada por Mary, Sarafina organiza um levante ao lado de seus colegas para despertar a comunidade sobre os problemas da realidade em que vivem.

.

Fonte:

Deixe seu comentário