Portal da Cidade Mariana

COLUNA

Para os católicos, muito mais que um feriado

Por VH Gonzaga

Publicado em 28/03/2018 às 08:44
Atualizado em

(Foto: Google Imagens )

                        Para muitos, a sexta-feira santa acaba sendo um dia de descanso. Para todos que levam uma vida corrida, um feriado que cai em uma sexta é como um presente.  Porém, para quem é adepto da religião católica, a Semana Santa é, acima de tudo, um período de respeito, fé e devoção.

                O fato de estarmos vivendo em uma cidade histórica, onde basta buscar um olhar para o horizonte para avistar a torre de uma igreja, ou atentar os ouvidos para o soar dos sinos que tocam sempre nas mesmas horas, nos faz lembrar sempre que, mesmo não sendo devoto de uma dada religião, ela está ali, presente e representada nas ruas de Mariana.

                Em 2018, especialmente no mês de março, a semana santa tem início com uma grande quantidade de eventos religiosos que tratam de lembrar os passos de Jesus Cristo. A semana é aberta no domingo de ramos, que representa a entrada de Jesus em Jerusalém, que foi enfeitada com ramos e flores pelo povo da região para recebê-lo.

                A semana é, também, marcada por procissões que tratam de lembrar momentos importantes. Por exemplo, na quarta-feira, é realizada a procissão do encontro. Nela, os fiéis são divididos. Homens saem de um determinado local acompanhando a imagem de “Nosso Senhor dos Passos”, enquanto de outro local, mulheres saem acompanhando a imagem de “Nossa Senhora das Dores”. Por fim, as duas procissões se encontram para simbolizar o momento em que Nossa Senhora encontrou Jesus em sua caminhada para a crucificação.

                Enquanto alguns descansam, a sexta-feira, para outros, é um dos momentos mais importantes da semana. Ela marca a paixão de Cristo, que, segundo a Bíblica, sofreu brutalmente a tortura nas mãos de soldados  romanos, até ser crucificado e morto.

                Para muitos, a sexta-feira deve ser um dia de guardar luto, jejuar e permanecer em oração, pois, segundo os dogmas cristãos, naquele momento, morreu aquele que é tido como o salvador do povo. Durante a semana, os sinos tocam diariamente durante um longo período de tempo. Na sexta, os sinos permanecem em silêncio absolutos pelo luto e respeito do momento.

                O domingo de páscoa, por fim, é um dia de comemoração. Segundo a bíblia, é o dia em que Jesus retorna à vida. No cristianismo, é o dia mais importante do calendário, pois, após ser crucificado, dado como morto e sepultado, Cristo retorna à vida.

                A palavra páscoa vem do Hebreu, “Paseach”, que quer dizer: “passagem da escravidão para a liberdade”. Partindo do pensamento dos católicos, Jesus deixou de viver entre os homens como corpo, para viver eternamente no meio de todos. 

Fonte:

Deixe seu comentário