Portal da Cidade Mariana

Arte e restauro

Passo da Ponte de Areia tem seus elementos artísticos restaurados

Essa restauração é um resgate para a história de Mariana e do país

Publicado em 15/03/2021 às 23:27
Atualizado em

Passo da flagelação (Foto: Raissa Alvarenga/Prefeitura de Mariana)

O Passo da Flagelação, conhecido como Passo da Ponte de Areia, passou por obras de restauração artísticas. Todos os trabalhos foram executados com recurso do FUMPAC (Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio), com apoio do COMPAT (Conselho Municipal do Patrimônio). Em média, o investimento foi de mais 350 mil reais.

Essa restauração é um resgate para a história de Mariana e do país, já que o Passo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1938, e há várias décadas não se encontrava em bom estado de conservação.


Durante a execução do projeto, foram encontrados diversos elementos artísticos que estavam sob a guarda da Arquidiocese de Mariana. Todos foram restaurados e inseridos de volta no Passo. Além disso, existem no município mais cinco Passos, onde serão elaborados os projetos para a futura restauração e abertura para visitação.

Passos - O significado do Passo relembra “Via Sacra”, os trajetos que Jesus fez até o calvário carregando a cruz onde foi crucificado.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário