Portal da Cidade Mariana

Tradições

Procissão das Almas não acontece mas segue conectada e presente à tradição local

A prática que é parte da cultura e folclore marianense não foi realizada este ano em função da pandemia de Coronavírus

Publicado em 11/04/2020 às 07:00
Atualizado em

Procissão das Almas (Foto: https://fotospublicas.com)

A Procissão das Almas é um legado conhecido da população local e, inclusive, muito prestigiada por turistas que visitam Mariana na Semana Santa. Ela acontece apenas uma vez ao ano, saindo às 00:05 de todo Sábado de Aleluia. O costume tem como uma das principais responsáveis por seu resgate Dona Hebe Rôla, Presidente da Casa de Cultura de Mariana.

O cortejo acontece por intermédio de colaboradores e apoiadores - que tanto organizam o evento, quanto compõem o grupo em si - que fomentam a valorização desse movimento histórico e cultural de antigos costumes marianenses. Este ano, contudo, a procissão teve que ser cancelada em função das recomendações e medidas preventivas adotadas para combater o alastramento do COVID-19, para a proteção e cuidado da população.

Essa situação extraordinária é algo que deixa a todos preocupados e o não acontecimento da Procissão entristeceu alguns moradores e participantes tão habituados e encantados com a potência desse evento. A Presidente do Movimento Renovador, Raimunda Maria dos Anjos (Dica), salientou: “Este ano as ladeiras não ouviram o lamento das almas, lendas e penas. Mas acredito que a encenação transcende por estar presente na memória marianense.” Não realizar a celebração folclórica deixou a madrugada do Sábado de Aleluia entorpecida e silenciosa, mas foi uma medida necessária para salvaguardar a saúde dos cidadãos.

Independentemente dessa conjuntura, a tradição se mantém viva nos corações de seus organizadores e dos cidadãos, e algumas medidas foram tomadas para não deixar a ocasião passar sem homenagens. Como uma maneira de prestar admiração aos seus integrantes e preservar a memória deste Patrimônio Imaterial da Cultura Marianense, foi publicado um vídeo-documentário com registros do evento de 2019 no canal do YouTube Cozinha Gráfica, no horário em que a procissão usualmente sai pelas ruas.

Além disso, foram divulgadas informações e imagens da Procissão na página do Instagram referente ao projeto de Dona Hebe, o Floresça Mariana, em busca de registrar esse momento por meio de uma outra perspectiva. E, não somente, os colaboradores garantem que a Procissão vai continuar acontecendo a partir do ano que vem: “Hoje as ruas de Mariana estarão vazias… não haverá reza mais… Mas ano que vem voltaremos com a Procissão das Almas.”, diz Ana Márcia Lauenstein, apoiadora do cortejo.

Muitos fiéis, assim como os apoiadores e integrantes da comitiva, permaneceram em casa e se ativeram às suas orações e celebrações em seus lares. “Este ano, com o ataque do Coronavírus, não haverá Procissão das Almas. Nós ficaremos em casa, rezando pelos que se foram fazendo penitência e bastante caridade, como manda a vida cristã” pontuou Dona Hebe, que é a Mulher da pena na procissão.


Apesar das transformações e adaptações necessárias, os costumes e tradições marianenses seguem tão vivos e fortes quanto a fé da primeira cidade de Minas Gerais.

[Esta matéria contou com a colaboração de Kim Lauenstein | Assistente Social e do Projeto Floresça Mariana]

Fonte:

Deixe seu comentário