Portal da Cidade Mariana

Páscoa

Qual a relação do coelhinho e os ovos de chocolate na páscoa?

Conheça algumas versões sobre os símbolos da tradição do Domingo de Páscoa

Publicado em 18/04/2019 às 02:08

(Foto: Google Imagens)

Você já parou para pensar qual a relação do coelhinho e os ovos de chocolate na páscoa??

O coelho nem bota ovo!

Quem dirá de chocolate...

Então como começou a tradição dos símbolos da Páscoa?

Há diversas versões sobre os costumes das comemorações de Páscoa. O ovo já era símbolo da festa cristã antes mesmo do feriado representar a morte e ressurreição de Cristo. Na festa judaica do Pessach - passagem em hebraico – em referência ao caminho dos judeus do Egito à terra prometida sob a liderança de Moisés, o ovo era erguido pelo chefe da família cristã, que dizia: “O povo de Israel é como esse ovo, que, quanto mais cozido na dor e no sofrimento, mas preserva sua unidade e sua identidade”.

Na Idade Média, havia até quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo.

Símbolo de vida e renascimento, ao longo do tempo, o mundo todo criou o costume de presentear uns aos outros com ovos de galinhas decorados.

Claro que naquela época o ovo não era de chocolate... A tradição surgiu na França e, a partir do século XIX para popularizar a festa da Páscoa.

Mas e o coelho?

Desde o antigo Egito, o animal é símbolo da fertilidade devido à sua capacidade de procriação. O coelho tornou-se também símbolo da vida nova, por ser o primeiro animal a sair da toca depois do inverno. Há uma versão cristã que diz também que um coelho teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, sendo o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus.

Hoje é dia de seguir mais uma tradição, procurar os ovos de chocolate que o coelhinho da Páscoa escondeu na sua casa. Vamos nessa?!

Fonte:

Deixe seu comentário