Portal da Cidade Mariana

História

Seminário debate colocação de réplicas dos evangelistas em Igreja de Ouro Preto

Um seminário que ocorreu nesta terça-feira (15), debateu a proposta de colocar as réplicas no adro da Igreja de São Francisco de Paula.

Publicado em 17/12/2020 às 03:00
Atualizado em

Igreja de São Francisco de Paula (Foto: Via Pinterest I umasenhoraviagem.com)

Na terça-feira (15), aconteceu o Seminário “As 4 imagens do Adro de São Francisco de Paula, Ouro Preto/MG”. O encontro foi gratuito e aberto a toda a população e promoveu uma conversa sobre o processo em andamento de recuperação das imagens dos evangelistas, reprodução e colocação das réplicas no adro da Igreja de São Francisco de Paula.

A ação trata-se de um movimento conjunto entre a Prefeitura de Ouro Preto via Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Museu de Arte Sacra da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.

As quatro imagens dos Evangelistas e Apóstolos - João, Mateus, Pedro e Lucas - foram retiradas do adro da igreja na década de 1980 quando foram vandalizadas e ficaram guardadas dentro da sacristia sob a guarda da paróquia. No final do ano passado, foi proposta a restauração, conservação, realização das formas e a reprodução das quatro réplicas para sua posterior colocação nos suportes dos patamares do adro da Igreja de São Francisco de Paula.


Imagens seriam colocadas no Adro da Igreja   I  Foto: Nízea Coelho

As imagens originais, produzidas no final do século XIX, foram fabricadas em Portugal, cópias executadas em série, em faiança, uma técnica de cerâmica vitrificada, instaladas junto à escadaria do adro da igreja. Três delas foram inteiramente destruídas e hoje todas se encontram restauradas, porém as peças não possuem mais condições físicas para permanecerem expostas ao relento. 

A proposta debateu a possibilidade de fazer as réplicas fundidas em alumínio, moldadas sobre os originais, tratadas com acabamentos similares e instaladas em seus locais de origem de forma a restaurar a paisagem histórico-cultural do conjunto. Os Evangelistas portugueses ficariam expostos no interior da igreja, junto às paredes abaixo do coro, próximo à porta tapavento, para acesso aos fiéis e visitantes de Ouro Preto.

Para a conclusão do processo e a aprovação final do IPHAN, foram convidados técnicos e especialistas de Ouro Preto para participarem do debate.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário