Portal da Cidade Mariana

Evento

Titane e Túlio Mourão fazem show para refletir impactos da mineração

Cantores convidam outros artistas em show manifesto que reflete sobre impactos da mineração, com a presença de ativistas ambientais e atingidos

Publicado em 19/02/2019 às 08:33

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

No dia 21 de fevereiro, quinta-feira, Titane e Túlio Mourão se encontram com nomes da música mineira no show “Paixão e Fé – Manifesto”, que propõe um manifesto artístico sobre os impactos ambientais e humanos da mineração em Minas, incluindo o rompimento da Barragem de Mariana e da recente tragédia de Brumadinho. A apresentação tem participação especial de Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Emílio Dragão e Renato Saldanha. O show tem início às 20h e será no Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte - MG). A entrada é gratuita. Classificação: livre.

 

Com 90 minutos de duração, o show reúne canções, poemas, depoimentos. Estão previstos dois momentos. No primeiro, será exposto, de forma sucinta e direta, o real cenário da mineração em Minas Gerais e como tem sido o enfrentamento da situação de risco permanente a que estão submetidas as comunidades. Para ilustrar esse panorama, moradores das próprias comunidades e representantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela) sobem ao palco para tecerem pequenos e significativos depoimentos sobre o contexto dramático vivido por essas populações localizadas na rota do minério em Minas.

 

Num segundo momento, Titane e Túlio Mourão, ao lado dos artistas convidados, apresentam canções emblemáticas do cancioneiro brasileiro - e especialmente de Minas Gerais -, e poemas de Carlos Drummond de Andrade que tratam diretamente da mineração no Estado, ainda na década de 1940.

 

No repertório da noite, canções presentes no álbum “Paixão e Fé”, que foram reunidas pela visão humanista, pela crítica social e por seu inegável apelo poético. O público vai conferir “E Daí?” (Milton Nascimento e Ruy Guerra), “Ponta de Areia” e “Promessas do Sol” (Milton e Fernando Brant), “Chaga”, de Chico César, “Dão Duê”, (domínio público, do Vale do Jequitinhonha), “Tererê”, (Kanatyo Pataxó), “Anoitecer” (poema de Drummond musicado por Zé Miguel Wisnik), “Choro de Lama” (Priscilla Magela), “Quanto Vale”, (grupo Djambê) e poemas de Drummond, como “O Maior Trem do Mundo”.

 

Durante a apresentação serão exibidas ainda fotografias aéreas de Júlia Pontes, que registrou áreas de mineração com seu projeto “Ó Minas Gerais”.

 

HISTÓRICO - TURNÊ ÁLBUM “Paixão e Fé”

No ano passado, o show do recém lançado álbum “Paixão e Fé” - de Titane e Túlio Mourão, circulou por 10 cidades, incluindo Mariana, Congonhas, Conceição do Mato Dentro, Viçosa, Muriaé/Belizário, Nova Lima/Macacos e Caldas, escolhidas por integrarem o circuito da Mineração em Minas. Na época, o duo manteve contato com movimentos de ambientalistas que contribuíram com informações sobre a situação da mineração no estado e fizeram pequenas intervenções durante as apresentações, com o objetivo de informar e conscientizar o público presente com sua história de luta. 

 

“Sensibilizados com as histórias narradas por essas populações, saímos dessa turnê decididos a fazer um show em Belo Horizonte, que se chamaria ‘Paixão e Fé – Manifesto’, promovendo encontro entre artistas e representantes dos movimentos, dando luz às conquistas significativas da militância ambiental. Com o rompimento da barragem de Brumadinho e as últimas notícias sobre Barão de Cocais, se fez necessário acelerar o evento no Francisco Nunes”, explica Titane.

 

“A menor das comunidades é maior que a maior das empresas, e como tal precisa ser reconhecida como senhora de sua gente, seus recursos, suas escolhas, sua história e seu destino”, defende Túlio Mourão. Segundo o pianista e compositor, “Paixão e Fé-Manifesto” tem o propósito de afirmar o poder da sociedade civil, da pequena comunidade, da iniciativa local, das ações pessoais e comunitárias. “O poder transformador que existe ao nível de cada cidadão e de cada consciência.”

 

Titane considera ainda que o show será uma provocação, um chamamento para outros desdobramentos. “Precisamos ir além da denúncia das tragédias. Queremos que responsáveis sejam apontados e cumpram penas e acordos decorrentes de seus crimes. E, mais que tudo, que se encerre o ciclo histórico desta mineração criminosa. Caso minerar seja necessário, que isto se dê segundo outras regras, segundo o bem-estar comum. Neste show, junto com atingidos e ambientalistas, propomos que a sociedade civil se organize, se encontre, que a gente conheça os movimentos ambientalistas, ajude a dar visibilidade à produção de artistas cujas obras foram impactadas por essa realidade cruel”, diz.

 

FICHA TÉCNICA – SHOW “Paixão e Fé - Manifesto”

Voz: Titane

Piano: Túlio Mourão 

Artistas convidados: Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Priscila Glenda, Emílio Dragão, Renato Saldanha e a fotógrafa Júlia Pontes (fotografias aéreas)

Ativistas convidados: ativistas e integrantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela)

Iluminação: Otávio Bretas

Técnico de som: André Tavares

Direção de Produção: Franciane Curi

 

SERVIÇO

Show “Paixão e Fé – Manifesto”

21/02, quinta-feira

Horário: 20h

Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n - Centro)

Entrada gratuita | Classificação: livre | Duração: 90 min.

Mais informações: Titane Oficial - Facebook e instagram  

Túlio Mourão: @tuliomouraopontes /tuliomouraofanpage

 

MAIS INFORMAÇÕES

RIZOMA - COMUNICAÇÃO E ARTE

Beatriz França – 31 9 9733 3127 e João Marcos Veiga – 31 9 8788 4534

Fonte:

Deixe seu comentário