Portal da Cidade Mariana

evento

UFOP convida população para cineclube, neste sábado

O evento será realizado no ICSA, e tem como objetivo promover uma reflexão sobre questões sociais por meio do cinema

Publicado em 10/05/2019 às 08:39
Atualizado em

Cena do filme (Foto: Reprodução)

No próximo sábado, 11, a Universidade Federal de Ouro Preto convida toda a população para a estreia do  Banana Verde Encontros de Cinema, projeto de extensão que tem como objetivo promover a convivência, o diálogo e a reflexão sobre questões sociais por meio do cinema.

A primeira exibição, que acontece amanhã, terá como tema de debate o filme  “Uma noite de 12 Anos”, que retrata a histórias de presos militares durante a ditadura que pairou sobre o Uruguai entre os anos 1973 e 1985. O filme aborda questões como democracia, segregação racial e a luta por direitos.

O projeto, que é coordenado pelo professor do curso de Jornalismo, Adriano Medeiros Rocha, terá as exibições aos sábados, com temáticas diferentes, mas que visem incentivar discussões como política, cidadania, educação, igualdade de gênero, a luta antirracismo, os direitos das comunidades LGBTQI+, o cotidiano de pessoas com necessidades especiais, a diversidade religiosa, entre outros.

Os encontros, inicialmente, irão ocorrer sempre às 18h dos sábados, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UFOP, que fica localizado na rua do Catete, no centro de Mariana.

Entretanto, o objetivo futuro do Banana Verde também é um projeto itinerante, com exibições sendo realizadas em outras partes da cidade de Mariana, inclusive nos distritos.

Fonte:

Deixe seu comentário