Portal da Cidade Mariana

História

Valorosa tela de Elias Layon regressa para compor o Museu da Cidade

Mariana resgata importante tela do artista Elias Layon

Publicado em 18/05/2020 às 05:00
Atualizado em

O artista Elias Layon pintou uma tela retratando a fundação de Minas Gerais em 1696, no Arraial do Ribeirão do Carmo. A obra foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por iniciativa do Deputado João Pinto Ribeiro, como “Quadro da Fundação de Minas", retratando a chegada dos Bandeirantes às margens do Ribeirão do Carmo, a primeira missa e a fundação do Arraial.

A tela foi inaugurada em Mariana no saguão da Câmara Municipal por Itamar Franco, acompanhado do professor Ângelo Osvaldo e outras autoridades. Depois a obra foi arrematada pelo Museu de Belas Artes de Cataguases.

A tela era de propriedade do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que mantém o Museu de Belas Artes de Cataguases. Seu retorno à Mariana se deve ao gesto de generosidade do fundador e presidente do Instituto, Sr. Marcelo Inácio Peixoto. “Saiba que para nós é um grande prazer poder contribuir com este novo espaço devotado à história e à cultura desta importante cidade de Mariana”, ressaltou.


Por interlocução do professor Ângelo Osvaldo, a tela voltará, cedida em comodato, para a cidade, para compor o Museu da Cidade. Muitos dos figurantes retratados na tela, “são personagens de nossa querida Mariana, como Zizi, Petrus e outros”, ressalta Elias Layon.

Para o prefeito Duarte Júnior, o resgate da tela será de grande importância para o município: “Sinto-me verdadeiramente feliz por ainda no nosso governo, Mariana ter merecido este resgate de sua história. Uma tela que, por sua simbologia, pelos figurantes nela retratados e pela sua autoria, jamais deveria ter saído da cidade e agora retorna em comodato ao município, graças a sensibilidade do Sr. Marcelo Peixoto, mineiro de Cataguases, defensor da história e da cultura, já um grande benfeitor do nosso Museu da Cidade".

A tela será exposta em breve, na inauguração do mais novo museu da cidade, localizado na Casa do Conde de Assumar.


Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário