Portal da Cidade Mariana

Evento

XV Festival de Cuscuz de Sumidouro - Culinária e Arte será imperdível

Com uma programação intensa ao longo do dia, o Festival será nesse feriado.

Publicado em 09/10/2018 às 08:44
Atualizado em

(Foto: VegasFilm audiovisual)

Nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 12h, acontecerá o XV Festival de Cuscuz de Sumidouro – Culinária e Arte, o evento é uma realização da União da comunidade de Padre Viegas. As porções de cuscuz serão vendidas por R$8,00 a porção inteira e R$6,00 a meia porção.

A iguaria é produzida coletivamente em casas da comunidade, conferindo característica artesanal em que cada cozinheira dá um sabor particular ao seu prato. Tem cuscuz para todos os gostos, como o cuscuz tradicional (com bacon, linguiça calabresa e ovo), cuscuz de frango (com frango desfiado), cuscuz doce (com banana, açúcar rapadura e canela).

O Festival de Cuscuz tem uma programação intensa ao longo do dia que valoriza os artistas locais. Além da várias apresentações de artistas do distrito, teremos passeio ciclístico, feira de artesanato e programação para as crianças com a Máquina de Brincar do Clube Osquindô.

COMO CHEGAR - Padre Viegas ou Sumidouro, como também é conhecido, fica a 9 km de Mariana. Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, basta percorrer 7 km e entrar à direita. Depois você segue mais 2 Km até ao centro, onde é a concentração. O nome do distrito é uma homenagem a um religioso que estudou no local quando menino, no Colégio Interno Padre Osório, um dos mais antigos do estado de Minas Gerais. Seu cenário, cercado por belezas naturais, vai do rústico ao clássico em mistura harmoniosa de construções históricas do século XVIII a extensas fazendas, assim traduzidas em versos pelo grande escritor marianense Cláudio Manuel da Costa, natural do distrito.

REALIZAÇÃO - O XV Festival de Cuscuz é uma realização coletiva da Comunidade de Padre Viegas, com co-realização da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus. Há também uma parceria com a ACOMPAV (Associação Comunitária de Padre Viegas), Coral Nossa Senhora do Rosário, Associação Cavalgada de Padre Viegas e 7 de Outubro Esporte Clube. Além disso, o evento recebe patrocínio dos comerciantes de Mariana e Ouro Preto, e, também, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana.

Fonte:

Deixe seu comentário