Portal da Cidade Mariana

Apesar da expectativa de mães, creche em Bandeirantes não tem previsão de funcionamento

Publicado em 22/08/2017 às 08:00

Distrito de Mariana, Bandeirantes não possui uma creche onde as mães possam deixar seus filhos durante o horário comercial. Conversamos com Mayara Germano, moradora de Bandeirantes que tem um filho de quatro anos. Ela conta que precisava se deslocar todos os dias do distrito até o bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, em Mariana, para levar o filho à creche. “Estava trabalhando e não tinha com quem deixar [meu filho], pois pagar uma pessoa para olhá-lo não compensa”, afirma.

Mayara revela que chegou a ser demitida por se atrasar para o trabalho devido ao tempo que gastava levando o filho até a Prainha. “Fui mandada embora por justa causa”, relata. Sobre a instalação de uma creche municipal em Bandeirantes, ela diz que aprova a ideia, “pois realmente precisa. Há muitas mães, assim como eu, precisando trabalhar, mas que não têm com quem deixar [suas crianças]”.

O Portal da Cidade Mariana foi informado de que a Prefeitura Municipal é responsável por uma obra na estação de Bandeirantes, que tem a intenção de tornar o espaço um local de educação infantil. Segundo o Subsecretário de Obras Raphael D’angelo, telhas e peças de portas foram furtadas devido ao abandono da estação. A Secretaria de Obras não soube informar quais são os planos para a reestruturação do lugar.

Procurada por nossa equipe, a Secretaria de Educação disse que aguarda o avanço das obras, ou até mesmo o término, para avaliar o espaço e decidir o que será executado ali, como as especificações da creche, por exemplo. Quando entrevistado, o Secretário de Obras Fábio Vieira afirmou que a estimativa de conclusão das obras na estação é de dois meses; a Prefeitura diz que o prazo é setembro deste ano.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, “a estação de Bandeirantes foi cedida pelo DNIT ao município, com a condição de recuperação de sua estrutura física e destinação de atividade educacional”. Declararam também que o município é, de fato, responsável pelas obras na estação, e que não foram necessárias modificações significativas na estrutura do lugar para a instalação da nova creche.

Questionado em entrevista coletiva na tarde do último dia 15, o prefeito Duarte Júnior não soube informar com precisão o número de crianças que serão atendidas, e nem os investimentos na obra em Bandeirantes. Posteriormente, em comunicado exclusivo ao Portal da Cidade Mariana, a Prefeitura informou que a creche será voltada para a faixa etária de 6 meses a 6 anos de idade, mas que o número de crianças atendidas só será divulgado após levantamento realizado pela Secretaria de Educação.

Cerca de R$ 300 mil são investidos nesta obra.

Fonte:

Deixe seu comentário