Portal da Cidade Mariana

Coleta seletiva gera empregos e movimenta economia da cidade

Publicado em 21/10/2017 às 01:00

O Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (CAMAR) é uma cooperativa que realiza a coleta seletiva da cidade de Mariana desde 2008. As atividades do CAMAR se concentram na coleta de papéis, plásticos, papelão, metais, materiais eletrônicos e vidros, que são encaminhados para seus devidos processos de reciclagem.

Segundo Maria da Conceição, uma das fundadoras do CAMAR e presidente desde 2010, por mês saem de sete a dez caminhões, com cinco a 11 toneladas de materiais coletados. Estes materiais são vendidos para várias indústrias que fazem a comercialização.

Outra cooperadora do CAMAR e assessora da Associação Nacional de Catadores e Catadoras (ANCAT), Maria das Graças de Melo Ferreira, os maiores benefícios que a coleta seletiva têm para o município é a diminuição do lixo que vai para o aterro, aumentando sua vida útil, melhora a parte física e estética da cidade, também há benefícios para a saúde pública, pois assim, diminui o risco de doenças. Outra questão importante sobre a coleta é a geração de empregos que movimenta economicamente a cidade. 

A cooperativa possui hoje 27 pessoas trabalhando e segundo Maria da Conceição, esse número só cresce. Ela afirma também que a colaboração da comunidade é essencial para o trabalho deles. Além disso, o CAMAR também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Mariana que cede o galpão onde funciona a cooperativa, dois caminhões para a coleta além de ajudar também com um técnico de meio ambiente para auxiliar os trabalhos realizados no local.

Além de ser a principal fonte de renda familiar, a cooperativa também funciona como instrumento de desenvolvimento econômico dos cooperados bem como de todo o município. E para aqueles que gostam de ler, na sede do CAMAR, há uma biblioteca toda equipada com um acervo de livros coletados durante seu funcionamento.

Para fazer a coleta seletiva, é importante fazer a separação dos alimentos orgânicos e também deixar os materiais recicláveis limpos e secos. “O objetivo da gente é chegar na sustentabilidade no futuro”, afirma Maria da Conceição.

 

Fonte:

Deixe seu comentário