Portal da Cidade Mariana

Boas dicas

Comerciante, confira dicas para melhorar o atendimento no varejo em Mariana!

Em tempos de crise, muitas empresas precisaram se adaptar para não perder espaço, confira boas dicas para melhorar seu atendimento.

Publicado em 16/09/2020 às 03:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Muitas empresas e comércios de Mariana precisaram se adaptar aos padrões da realidade de pandemia, foi preciso inovação no atendimento e novos métodos de venda para conseguir manter as contas em dia.

De acordo com uma Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, na passagem de março para abril o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas recuou 11,8%. Entretanto, com a aceleração de novas tendências, os negócios tiveram que investir ainda mais no atendimento ao cliente.

Os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus já começam a reverberar, não somente para os comerciantes que tiveram suas portas fechadas para evitar a disseminação da doença, mas também para os comerciantes dos setores essenciais - que viram os consumidores diminuírem as compras em função das perdas financeiras.

Por tudo isso, trazemos dicas para você melhorar o atendimento no varejo. Confira: 

  1. Treine seus colaboradores: a interação pessoal é certamente o principal caminho para impressionar o consumidor, ao tirar dúvidas ou realizar compras com um funcionário, que conheça as informações sobre o estabelecimento faz com que o cliente se sinta satisfeito e o desejo seguinte é de voltar ao seu negócio, pois sabe que ali não terá problemas no futuro.   
  2. Conheça as necessidades dos clientes: entender as necessidades do cliente ajuda a criar soluções eficientes e direcionar melhor os produtos e serviços no estabelecimento, ao identificar o seu público alvo, por exemplo, é possível oferecer diferenciais competitivos de ofertas. 
  3. Construa uma relação de confiança: dê mais atenção ao consumidor, tenha mais tempo para ouvir o cliente e ter clareza no entendimento da questão, pois os minutos gastos a mais neste processo pouparão o trabalho de convencer o cliente e voltar a fazer negócios no estabelecimento. 
  4. Invista em tecnologia: há diversos tipos de tecnologia disponíveis no mercado, como sistema de frente de caixa, gestão de estoque, entre outros, que podem agilizar processos no dia a dia do estabelecimento e melhorar a qualidade do atendimento. 
  5. Foque na satisfação do cliente: o consumidor não está mais habituado a esperar uma resposta e aguarda por uma solução imediata, então atendente precisa estar pronto para solucionar ou tirar a dúvida de um cliente.
  6. Fique atento às reclamações: toda atividade comercial deve manter canais de reclamação presenciais e a distância, isso é importante para que os clientes se sintam à vontade ao relatarem suas experiências negativas, o que ajuda a minimizar as emoções mais intensas e oferece uma ótima oportunidade para que a empresa melhore constantemente.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário