Portal da Cidade Mariana

Comemoração

Jovens empreendedores: Qual é o caminho do sucesso?

Conheça um pouco da história de Aline Deusdeth, jovem empreendedora marianense, que arriscou e tem se tornado bem sucedida no ramo dos negócios.

Publicado em 05/09/2018 às 06:57
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Neste domingo, comemora-se o Dia do Administrador. Desde 2017, segundo a Revista Istoé, tem crescido o número de jovens empreendedores no Brasil. Em todo o mundo podemos contemplar rapazes e moças que decidiram empreender e foram bem sucedidos. Exemplo disso é o próprio Mark Zuckerberg, que criou o Facebook aos 19 anos. Todavia, não precisamos ir longe. Com o advento da internet, muitos jovens têm usado as mídias sociais como forma de fazer propaganda de seus negócios.

Como uma alternativa para ampliar o conhecimento daqueles que desejam ter seu próprio negócio, em Mariana, a Unicesumar oferece cursos que podem ser concluídos em 24 meses. Além deles, outras instituições oferecem várias opções de cursos online ou para quem pode ir até outra cidade, o Sebrae.

Pensando nisso, o Portal da Cidade Mariana conversou com Aline Deusdeth, 27 anos, empresária do ramo de roupas e acessórios há cinco anos. Em uma sociedade que atribui o sucesso apenas a pessoas com curso superior, há aqueles que têm sido bem sucedidos por outros caminhos.


1-      Como começou o seu empreendimento?

Houve um tempo em que eu estava desempregada e tinha em mente trabalhar de forma autônoma, então meu marido, que na época era namorado, conseguiu um pequeno ponto comercial no centro da cidade e começamos a vender produtos como relógios, caixinhas de som e carregadores de celular. Cerca de dois anos depois, escolhemos investir em roupas e acessórios.

2-      Entre tantas opções que o jovem tem hoje como fazer um curso técnico, a pressão de entrar no curso superior, como tem sido seguir um caminho que é diferente desses?

A maioria das pessoas costuma perguntar qual a minha formação, graduação, a sociedade impõe que devemos seguir esse caminho, mas eu levo de forma tranquila, pois eu escolhi seguir um caminho diferente disso e me sinto bem nele. Claro que busquei me especializar, senti a necessidade de ter uma formação para melhor adaptar nesse mundo de empreendimentos, só que eu queria algo que fosse mais rápido, então me formei em RH. A intenção foi ter uma visão mais ampla e me ajudar na área comercial, não pretendo trabalhar com isso.

3-      Na atual situação econômica da nossa cidade, muito tem se falado sobre crise. De que forma você vê esse cenário?

No início ficamos um pouco assustados e desesperados, pois realmente nossas vendas haviam caído em comparação a como era anteriormente e houve ainda algumas surpresas em nossa vida pessoal. Porém, lutamos por aquilo que construímos. A estratégia foi, nesse cenário de crise,  buscar maneiras de criar novas oportunidades de trabalho e foi o que fizemos.

Hoje temos uma nova sócia que nos ajudou abrir um leque de novos clientes. Vimos nas redes sociais uma ótima ferramenta e com elas estamos expandindo nosso trabalho, conseguindo mostrar e vender  nossos produtos além de nossa cidade.

Como tem sido essa sociedade?

Está sendo uma experiência ótima. Minha irmã é minha nova sócia e por ela ser mais nova que eu e frequentar lugares diferentes dos meus, ela consegue ter uma visão diferenciada das minhas, assim, juntas, conseguimos atingir novos públicos, novos gostos e ter sempre novas ideias.

4-      Que desafios você tem enfrentado?

De aceitar algumas ideias e mudanças, porque antes era tudo eu sozinha e eu não conseguia absorver as críticas construtivas, estava acostumada a fazer tudo do meu jeito. Agora não! Mas isso tem sido muito bom pra mim e para nosso empreendimento. Aprender, inovar e aceitas novas  opiniões deve fazer parte da nossa vida

5-      Que pessoas você encontrou como apoio?

Sem dúvida, meu marido, o Abrahão, porque sem ele nada disso estaria acontecendo, ele que sempre esteve ao meu lado correndo junto comigo, me incentivando desde o início, ele ajudou a construir a Tribo’s. Depois minha irmã Alexia que sempre me apoiou também, por isso veio essa proposta da sociedade que graças a Deus tem dado certo.

6-      Pretende seguir como empreendedora ou é algo que quer só pra esse momento da sua vida?

Pretendo seguir sim! Inclusive já estamos com um projeto de expansão da nossa marca.

7-       O que você diria pra jovens que querem começar a empreender, mas não tem coragem ou não estão vendo possibilidades financeiras?

Arrisquem, nunca irão saber se dará certo se não tentarem! Vocês não precisam de muito para começar, aos poucos as coisas vão fluindo e tudo vai se ajeitando. Basta ter força de vontade e persistência, desafios e obstáculos vão surgir, isso é fato! Mas nada que não possa ser superado!

Fonte:

Deixe seu comentário