Portal da Cidade Mariana

Evento

Mulheres empreendedoras realizam evento nesta semana

A ocasião foi oportunidade de troca de experiências e contatos profissionais

Publicado em 13/12/2018 às 07:14
Atualizado em

(Foto: Júlia Carvalho)

(Foto: Júlia Carvalho)

Nesta última terça-feira, dia 11 de dezembro, aconteceu o 4º Encontro do Grupo Marianas – Mulheres que Inspiram. O evento foi realizado em Passagem de Mariana, no espaço Cantinho Verde e na abertura foi exibido um vídeo falando brevemente sobre a história do grupo e posteriormente a equipe Entre No Ritmo fez uma apresentação de dança que misturava ritmos como hip-hop, contemporâneo e vogue (vídeo nas bolinhas abaixo da legenda da foto).

Ainda nos momentos iniciais, a idealizadora, Marciele Delduque contou a história de formação do grupo e incentivou as participantes: “Só pelo fato de ser mulher, você já é uma empreendedora”. Outras mulheres participaram compartilhando um pouco de sua história de superação, como é o caso de Cristiana Carneiro, cabeleireira há 30 anos, que veio de uma família de seis mulheres, abandonada pelo pai e conta que quando foi fazer o curso em Belo Horizonte, morava de favor com uma mulher que não permitia que mantivesse a luz acesa, o que fazia com que ela precisasse ir estudar na rua, sob a luz do poste.

Outras histórias também marcaram a noite, como a de duas meninas de 19 anos, em que uma delas, mesmo tão jovem, já passou e superou um relacionamento abusivo e a outra precisou se reinventar com um empreendimento ao passar por uma situação de enfermidade da mãe.

O banco Sicoob mandou brindes para todas as participantes, representado por Márcia Resende, parceira da ONG que Marciele preside, que compartilhou também sua trajetória. Nascida em uma cidade pequena, trabalha em bancos há 38 anos. Começou como recepcionista aos 18 e foi uma das primeiras mulheres a alcançar a gerência.

Além do compartilhamento de experiências, houve na ocasião sorteio de brindes, apresentação de dança com Drika Morais e sua equipe (veja o vídeo clicando aqui), desfile de moda (clique aqui) e foi uma oportunidade de confraternização, troca de contatos profissionais e crescimento entre as envolvidas.

 

A história

Marciele Delduque, idealizadora do grupo é também presidente estadual da ONG Internacional Central Única de Favelas (CUFA), presente nas 27 Unidades Federativas brasileiras e em 17 países, e CEO  da Comunidade Door, empresa parte do grupo Fholding, com expertise em território de favela. Experienciando esse meio, ela sentiu o desejo de fazer algo por Mariana, assim, começou a reunir um pequeno grupo de amigas em sua casa, na intenção de se motivarem e influenciarem umas as outras a serem mulheres transformadoras. “Vamos ser multiplicadoras de mulheres empoderadas aqui em Mariana. Vamos fazer disso um crescimento exponencial”, afirma Marciele.

No momento do rompimento da Barragem de Fundão em 2015, essas mulheres, que já se reuniam, escolheram fazer do desastre uma oportunidade. Muitas buscaram por meios informais de trabalho, traçando assim o caminho ao empreendedorismo, enquanto alguns homens, mantenedores de suas casas, perdiam seus empregos em função da crise que o município enfrentou. O grupo conta com empreendedoras de todas as áreas como microempresárias, advogadas, psicólogas, vendedoras de roupas, vendedoras de bolos gourmet e muitas outras. 

Fonte:

Deixe seu comentário