Portal da Cidade Mariana

Barragens

Município de Mariana solicita documentação das empresas detentoras de barragens

Hidalco, Vale e Samarco precisam informar a respeito dos estudos que avaliam a segurança das barragens próximas a Mariana e Ouro Preto

Publicado em 04/02/2019 às 06:40
Atualizado em

(Foto: TV Globo)

A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, enviou às empresas Hildalco, Vale e Samarco um documento solicitando informações acerca dos estudos que avaliam a segurança das barragens localizadas no município e também em Ouro Preto.

De acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Carneiro, a ação fará com que a Prefeitura tenha acesso a toda documentação relativa a estabilidade das construções. “Hoje não é somente mais um caso isolado. Passamos por muito sofrimento em 2015 e o quadro se repete em Brumadinho. Estamos aguardando todas essas documentações para que possamos estar por dentro da atual situação”, afirma o secretário.

A barragem de Marzagão, pertencente a empresa Hindalco, é localizada no município de Ouro Preto, mas caso haja um rompimento, a cidade de Mariana seria diretamente afetada. Relacionada a empresa Vale, as solicitações das documentações serão referentes as barragens de Doutor, em Timbopeba, bem como Campo Grande e Xingu, localizadas na Mina da Alegria, na cidade de Mariana. Os laudos que serão enviados ao município servirão para análise e acompanhamento do local, que em caso de ruptura, atingiria todo o distrito ouro-pretano de Antônio Pereira.

Rompida em 2015, causando o maior desastre ambiental do país, Fundão também entra na lista das solicitações. A Samarco deverá responder ao Executivo com toda a documentação referente ao remanescente da barragem, que atualmente passa por obras. “Essa ação é um direito que não deixaremos de aplicar. Vamos acompanhar de perto tudo que tem sido feito. Temos que dar esse respaldo à nossa população”, afirma Rodrigo.

Fonte:

Deixe seu comentário