Portal da Cidade Mariana

Natal 2020

Natal: como os lojistas podem ajudar a recuperar o crédito dos consumidores?

Para facilitar a vida dos microempresários, existem processos que ajudam a diminuir a inadimplência da loja nesse período natalino.

Publicado em 23/12/2020 às 04:10
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Sem dúvida, o Natal é o período mais aguardado pelo varejo brasileiro, uma vez que concentra as melhores oportunidades de venda para o setor, gerando resultados que superam qualquer outra data comemorativa.

Geralmente isso acontece porque nessa época sempre bate aquela vontade de comprar algo novo, presentear quem gostamos, investir o décimo terceiro em um item que precisamos, etc. Em um ano marcado pela pandemia, o comércio varejista tem um papel ainda mais relevante para ajudar os consumidores a recuperar seu crédito na praça.

Para facilitar a vida dos microempresários, existem processos que ajudam a diminuir a inadimplência da loja nesse período natalino. Ao aplicá-los, a rede varejista consegue resgatar o poder de compra dos clientes e, consequentemente, aumentar a frequência deles na loja nos próximos meses. A seguir, confira algumas dessas estratégias: 

1. Ofereça um desconto para quitar a dívida: 

Mesmo que a rede já possua uma política de cobrança bem estruturada, vale a pena testar novas estratégias para recuperar o crédito do consumidor no final do ano.

Aproveitando o fato de muitas pessoas estarem com o dinheiro do 13º salário no bolso, o lojista pode entrar em contato oferecendo um abatimento caso o cliente compareça até a loja nos próximos dias para quitar a dívida.

Por exemplo: faça uma campanha via WhatsApp ou mensagem SMS convidando-os a limpar o nome no Natal com desconto de 20%, até o dia 24 de dezembro. Trata-se de uma oportunidade para resgatar boa parte do capital que até então estava sem perspectivas de recuperação imediata.

A vantagem desse tipo de campanha é que, assim que é feito o pagamento, o cliente deixa de ser inadimplente e volta a ter acesso ao crediário (a não ser que haja alguma outra pendência em seu cadastro).

2. Estabeleça critérios para liberar o crédito:  

Certamente o crédito ao consumidor é uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas no comércio, principalmente no período natalino. Porém, é preciso ter critérios bem definidos e muita responsabilidade para fazer isso funcionar de maneira adequada.

Caso o cliente tenha interesse em fazer novas compras após renegociar o contrato, estabeleça limite de compras menores ou entradas maiores e prazos menores de parcelamento - principalmente para clientes com risco de inadimplência mais elevado - como forma de garantir a liquidez da loja. 

3. Crie uma estratégia de recuperação de crédito que não envolva apenas cobrança:

Trabalhe a recuperação do crédito oferecendo benefícios para que o cliente continue sendo cliente da loja. Uma conta em atraso não significa que o cliente não tenha mais condições de comprar.

Ele pode ter o limite reduzido, mas é importante apostar no relacionamento e fidelização do cliente. Fornecer benefícios para uma parcela deste tipo de cliente pode auxiliar em vendas futuras.  

4. Oriente o cliente a usar o 13º 

Levar orientações aos clientes sobre a melhor forma de usar o 13º salário também é uma excelente maneira de incentivar a recuperação de crédito, além de ser uma maneira de estreitar o relacionamento, mesmo que ele esteja devendo.

Neste caso, as redes varejistas podem, por exemplo, enviar uma campanha por e-mail ou WhatsApp com dicas para que os consumidores possam aproveitar o benefício para consumir e ainda recuperar o crédito no comércio.

Proponha um percentual de 30% para a compra dos presentes de Natal, outros 30% para a quitação de débitos pendentes e o restante para as despesas tradicionais de início do ano, como impostos (IPTU, IPVA). Certamente, o cliente ficará satisfeito de ver a preocupação da loja com sua saúde financeira. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário