Portal da Cidade Mariana

Coluna

Os planos e as finanças: a necessidade de poupar

Por Welington Thiago P. Oliveira

Publicado em 23/05/2018 às 07:04
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Estamos aproximando do mês de junho e, para muitos, planos importantes para 2018 ainda não saíram do papel. Quando o assunto é poupança, a situação é mais delicada: de acordo com os últimos dados, a maioria dos brasileiros não poupou um real sequer.


Um estudo realizado pelo banco HSBC indica que o hábito de poupar não faz parte da realidade da maioria das pessoas. Essa pesquisa indica que, em escala global, menos de 40% poupam com regularidade, e, mesmo assim, esse número está concentrado em países desenvolvidos. No Brasil, a realidade é bem diferente, o número de pessoas que poupam frequentemente está abaixo de 10%, e alguns indicadores mostram que somente 5% da população faz alguma reserva para a aposentadoria.


Infelizmente, decorrente de fatores políticos, econômicos e culturais, grande parcela da população não reserva nenhum valor e ainda vive a difícil realidade do endividamento. Apesar dos pequenos avanços em relação à redução da inadimplência no Brasil, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), mais da metade da população adulta do país continua no vermelho.


Diante desse cenário, o que fazer para virar o jogo?


Ter uma vida financeira mais equilibrada requer alguns esforços, e dentre eles, a construção de novos hábitos, a luta diária contra o consumismo, e, sobretudo a disciplina. Sim, a disciplina é um fator indispensável para a construção de uma reserva financeira.


E para os que já poupam? A orientação é que comece a buscar outros níveis de investimento, objetivando maior rentabilidade. E sempre que necessário, recomenda-se contar com a ajuda profissional.

Mas e em relação às pessoas que estão privadas de poupar? Vivemos reflexos da crise financeira que assola o Brasil, e milhares de pessoas enfrentam o drama do desemprego. Neste caso, é necessário maior cuidado em relação ao consumo e às dívidas, e tão logo aconteça a recolocação profissional, desenvolver um bom planejamento financeiro.

Quer boas razões para poupar? Pense na educação de seus filhos, em seus planos que precisam sair do papel, na tão sonhada redução no ritmo de trabalho e, consequentemente, mais tempo com a família, além da tranquilidade na sua aposentadoria. Motivos mais que suficientes para te motivar a se organizar financeiramente e ter uma vida mais tranquila.


Um grande abraço e até o próximo artigo!

Fonte:

Deixe seu comentário