Portal da Cidade Mariana

calamidade

Prefeito Duarte Junior decreta Calamidade Financeira e anuncia cortes

Cerca de 700 funcionários serão demitidos e alguns serviços essenciais serão suspensos

Publicado em 26/03/2019 às 06:41
Atualizado em

Prefeito Duarte Junior (Foto: Marcelo Novais)

Prefeito Duarte Junior (Foto: Marcelo Novais)

O prefeito de Mariana, Duarte Junior, decretou estado de Calamidade Financeira para o município, durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, 25. A decisão do decreto veio após o anúncio da Vale sobre a paralisação das atividades por tempo indeterminado na Mina da Alegria, na última quarta feira.

Como as primeiras medidas tomadas para equilibrar as contas, o prefeito anunciou cortes na educação, saúde, desenvolvimento social e serviços essenciais. Entre os cortes estarão a suspensão serviços como cirurgias, manutenção de estradas rurais, capina, poda e limpeza urbana. Com isso, mais de 700 funcionários serão desligados dos seus serviços.

Durante a coletiva de imprensa o Prefeito fez duras críticas à mineradora Vale. Com base em dados apresentados por Duarte Junior, a receita de 2019 do município sofrerá uma queda total de R$92 milhões se os trabalhos na Mina Alegria se mantiverem parados.

De acordo com o Prefeito, o problema com as finanças de Mariana vem desde o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, quando a mineradora Samarco parou suas atividades na cidade.

Ainda de acordo com ele, Mariana entrou em um caos financeiro, e hoje, não tem condições de manter suas contas sem a mineração, principalmente após a paralisação na Mina da Alegria.

Fonte:

Deixe seu comentário