Portal da Cidade Mariana

Novidade

Prefeitura assina dois acordos inovadores para o desenvolvimento

Através da parceria entre a Prefeitura de Mariana e o Instituto Espinhaço, acordos em prol do desenvolvimento sustentável no município foram assinados.

Publicado em 24/09/2018 às 06:29
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Mariana I Divulgação)

(Foto: Google Imagens)

Nas últimas quinta e sexta-feira, aconteceu no Centro de Convenções o Seminário Internacional Diálogos para Sustentabilidade, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mariana e o Instituto Espinhaço. Nesta ocasião, dois acordos foram firmados.

O primeiro acordo, trata-se de tornar o município membro de uma rede global de cidades que busca o desenvolvimento sustentável, que é desenvolver economicamente sem deixar de lado a preservação ambiental. Para isso, Mariana foi filiada ao ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) que é uma ferramenta que nos disponibilizará recursos internacionais para o investimento da Prefeitura em projetos sustentáveis.

O outro acordo assinado pelos dois órgãos tem como objetivo restaurar as bacias hidrográficas da região, para que elas voltem a produzir água. Nessa fase inicial, tem como meta atingir 100 hectares de restauração das nossas principais bacias. A iniciativa é parte do projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas”.

Além dessas propostas assinadas, a Prefeitura e o Instituto Espinhaço tem a intenção de criar o projeto Mariana Sustentável, cujo objetivo é construírem em conjunto uma plataforma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que consiste em transferir recursos, seja monetário ou outros, para quem ajuda a manter ou a produzir os serviços ambientais. O plano também prevê a implantação de um Viveiro, e um programa de desenvolvimento rural sustentável, visando a geração de renda.


Atualização

Parte dos acordos propõe restaurar cerca de 100 hectares de árvores em Mariana e esta é a última semana para os interessados participarem do projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas, que é uma ação que visa plantar mudas nativas para os produtores rurais do município. Futuramente, o produtor rural também pode ser inserido no programa de Pagamento de Serviço Ambiental, recebendo uma determinada quantia pelos serviços prestados ao Meio Ambiente.

Os contatos podem ser feitos com a representante do Instituto Espinhaço, Paola Quites, pelo número 99701-9334, ou com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3558-6901. Após o contato, os representantes do projeto farão visitas técnicas nas propriedades rurais.

 

Fonte:

Deixe seu comentário