Portal da Cidade Mariana

Economia

Samarco retoma atividades em Mariana

Nesta sexta-feira (11) foram realizados testes dos equipamentos que irão operar na retomada das atividades

Publicado em 11/12/2020 às 23:30

Portaria da Samarco no Complexo de Germano em Mariana (MG). (Foto: Ricardo Moraes l Reuters)

A Samarco realizou nesta sexta-feira (11), no Complexo de Germano, em Mariana, o comissionamento integrado, ou seja, testes dos equipamentos que irão operar na retomada das atividades da mineradora, com o acionamento de um dos seus três concentradores e da nova planta de filtragem de rejeitos. Segundo a Assessoria de Comunicação da empresa, “esta operação faz parte do planejamento do reinício das atividades e visa garantir a segurança das pessoas, das comunidades e do meio ambiente”.

A previsão é que as atividades da Samarco sejam retomadas na segunda quinzena deste mês, no Complexo de Ubu, na cidade de Anchieta, no Espírito Santos, com a produção de pelotas de minério de ferro e após o término de todos os testes dos equipamentos. Além disso, a empresa voltará a operar com 26% da sua capacidade produtiva.

Além disso, conforme a mineradora, o reinício gradual acontecerá “após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco”, informou.

As licenças de operações da empresa foram suspensas em 2016 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que convocou a empresa a fazer um processo de Licenciamento Operacional Corretivo (LOC). Já em outubro de 2019, a Samarco teve aprovada, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), a Licença Operacional Corretiva que permite à empresa voltar a operar na Primaz de Minas.

As operações da mineradora estão paralisadas em Mariana desde 2015 quando aconteceu, em 05 de novembro, o rompimento da barragem de Fundão, atingindo primeiramente o subdistrito de Bento Rodrigues, ocasionando na maior tragédia socioambiental do Brasil. O rompimento da barragem matou 19 pessoas, além de ter poluído a Bacia do Rio Doce. 

Em publicação no Facebook, o prefeito Duarte Júnior (Cidadania) afirmou que havia se reunido, na última quinta-feira (10), com o presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, com do Gerente Geral de Sustentabilidade, Daniel Medeiros, e o Gerente de Relações Institucionais, Rodolpho Samorini, para falarem sobre a retomada da empresa. “Nossa economia vem melhorando, dentro do possível, mas reconheço a importância da mineradora na geração de emprego neste momento e tenho a certeza que o reflexo deste retorno será positivo para milhares de famílias e, consequentemente, para toda cidade”, escreveu o prefeito.



O prefeito de Mariana se reuniu com representantes da Samarco na última quinta-feira (10). Foto: Reprodução do Facebook



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.



Fonte:

Deixe seu comentário