Portal da Cidade Mariana

PREMIAÇÃO

UFOP encerra em Mariana as premiações do Concurso de Redação dos 50 anos

Foram selecionadas sete escolas da cidade, reunindo 75 redações no total

Publicado em 03/12/2019 às 08:09

A última cerimônia de premiação do concurso de redação com o tema "A UFOP e Minha Comunidade" foi no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, na sexta (29). Foram selecionadas sete escolas da cidade, reunindo 75 redações no total. A seleção das 20 melhores foi feita pela comissão avaliadora do concurso, composta pelos professores do Departamento de Letras do ICHS Anderson Freitas e Ada Magaly Matias Brasileiro.

O estudante João Vitor Santos de Castro, da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, foi o vencedor do primeiro lugar e ganhou um tablet. Os 20 melhores colocados receberam certificados de participação. Segundo João Vitor, sua redação fez uma reflexão sobre a Universidade, o que ela tem de positivo, como auxilia a comunidade, como a educação transforma por meio da leitura e da escrita e como auxilia na formação do cidadão. "Eu só queria agradecer à UFOP por essa oportunidade, por estar presente no nosso município".

A mesa de abertura da cerimônia foi composta pela reitora Cláudia Marliére; pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Pereira; pelo professor do Departamento de Letras do ICHS Anderson Freitas; e pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Mariana, Angelita Aparecida de Freitas.

O presidente da Comissão dos 50 anos, que organizou o concurso, Flávio Andrade, ressaltou a importância de aproximar a comunidade da UFOP. "O nosso intuito é levar a Universidade onde o povo está. Nós temos atualmente 300 ações fora de sala, que vão ao encontro do povo. Nós queremos ampliar isso ainda mais. O concurso de redação seguiu essa linha", enfatizou.

O diretor da Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio, Fernando Pereira de Freitas, também ressaltou a importância do concurso. "É muito gratificante e importante para nós, da escola pública, participarmos de um concurso como esse, que nos aproxima da UFOP e aproxima a UFOP das escolas públicas municipais e da educação básica".

A reitora Cláudia Marliére, bastante emocionada com os resultados positivos do concurso, fez um balanço final dos três eventos, afirmando que a relação de construção conjunta de conhecimento por meio da redação ou de outros projetos é extremamente relevante, pois a sociedade precisa desenvolver o sentimento de pertencimento em relação à Universidade. "Um programa desses incentiva e faz com que o cidadão perceba que ele também pode fazer parte desta Instituição. Nesse sentido, acho que o projeto dos 50 anos conseguiu alcançar o objetivo proposto e acho que teve uma repercussão muito positiva na sociedade e na Universidade". Feliz com os resultados, a reitora acrescentou que "todos são vencedores".

Fonte:

Deixe seu comentário