Portal da Cidade Mariana

PROJETO

Ação de alfabetização de jovens e adultos promovido pelo IFMG recebe inscrições

Inscrições vão até 13/09. Programa busca incentivar e mostrar que nunca é tarde para aprender a ler e escrever

Publicado em 10/09/2019 às 21:05
Atualizado em

(Foto: Superinteressante)

Já pensou se você sempre precisasse da ajuda de alguém para ler uma receita médica, para que você siga os horários e dosagens corretamente, sem comprometer a sua saúde? Ou se dependesse de alguém para informar qual ônibus você deve pegar, já que não consegue compreender os letreiros? Ou, ainda, para verificar os preços de produtos que deseja comprar, e até mesmo conferir um troco? Pois essa ainda é a realidade de uma parcela da população jovem e adulta que, por algum motivo, tiveram pouca ou quase nenhuma instrução ao longo da vida. 

Foi pensando em levar mais autonomia e cidadania a este público que a técnica-administrativa Edilene Amaral e a professora Denise Ziviani, ambas do IFMG, desenvolveram um projeto de ensino visando à alfabetização de jovens e adultos da cidade de Ouro Preto. A ação conta com a parceria do Centro de Atendimento Dom Luciano (CADOM), da paróquia de Cristo Rei. 

Ao ingressarem no projeto, que é gratuito, os participantes terão três encontros semanais, com duração aproximada de duas horas, durante os quais poderão aprender a ler, a escrever e a fazer operações matemáticas simples, como somar e subtrair. De acordo com Edilene Amaral, ações que viabilizem e despertem o interesse por arte e cultura também estão previstas, por meio de visitas a bibliotecas, igrejas, museus e outros pontos turísticos da cidade. “O projeto segue um método dialógico e participativo proposto pelo educador Paulo Freire, cuja base estava no cotidiano do sujeito, por entendê-lo como possuidor de saber e, portanto possuidor de uma cultura. Um aprendizado produzido pela interação de pessoas dentro de um contexto”, explica. 

Os locais dos encontros serão definidos após o término do período de inscrições, de forma a facilitar o acesso dos participantes. O projeto está sendo viabilizado via Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN), de responsabilidade da Diretoria de Ensino do Campus Ouro Preto. 

Inscrições  

Não saber ler ou escrever não é motivo de vergonha, e nunca é tarde para aprender. Incentive alguém que você conhece a participar do projeto! As inscrições podem ser realizadas no Escritório Paroquial (em frente à pracinha da Bauxita) com Fabiana, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h, ou pelo telefone 3551-5722, e também no IFMG – Campus Ouro Preto com Edilene, na rua Pandiá Calógeras, 898, na Bauxita, ou pelo telefone 98883-3918. As inscrições vão até 13 de setembro. 



Fonte:

Deixe seu comentário