Portal da Cidade Mariana

Polêmica

Alunos se queixam da situação da Faculdade De Administração De Mariana (FAMA)

Com as portas fechadas, FAMA enfrenta manifestações sobre o fechamento da escola, o prejuízo dos alunos e dos professores.

Publicado em 28/07/2020 às 07:40
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana via Google Maps)

A Faculdade De Administração De Mariana (FAMA) está com as portas fechadas, em função do processo de pandemia. O fechamento é temporário, porém provoca protestos e desconforto nos alunos que, por esse motivo, se sentem prejudicados.

O cenário geral é caótico em todo o mundo, em diversos aspectos… economia, saúde, educação. As Universidades Federais e as faculdades privadas vêm enfrentando desafios para a logística e implementação de um sistema eficaz de Educação à Distância (EAD). Todavia, o processo não é simples e pode ter baixa adesão dos estudantes, além de se arriscar a ser pouco inclusivo .

Além da situação com os alunos, a Faculdade passou por uma situação polêmica e complicada envolvendo o cumprimento dos direitos trabalhistas dos professores. A situação chegou até o Sinpro Minas - Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (sediado em Belo Horizonte, conta com mais de 80 mil profissionais filiados) que representa, além de profissionais de outras regiões, os docentes da FEMAR/FAMA - que emitiu uma Nota de Repúdio contra a postura da direção da instituição de ensino, considerada desrespeitosa.

O Portal da Cidade entrou em contato com a diretoria da FAMA para buscar esclarecimentos e respostas, e falou com o diretor e gestor da instituição, José Jarbas Ramos Filho (que também é vereador da Câmara Municipal de Mariana).

Ele se posicionou dizendo que as questões acerca da situação dos professores estão sendo resolvidas em acordo com os regimentos da legislação trabalhista brasileira, não constando, presentemente, irregularidades no processo.

Já sobre as questões do funcionamento e das aulas da FAMA, a situação se mostra um pouco mais complicada. Segundo José Jarbas, a Faculdade está estudando e averiguando a melhor forma para atender aos estudantes, contudo o processo de implantação de EAD é complexo e arriscado para uma instituição que não tinha esse tipo de sistema de ensino antes da pandemia.

José Jarbas / Gestor / Mariana

Desafios

“A própria UFOP que já possui um sistema consolidado de EAD está estudando e avaliando como lidar com a situação da pandemia. Não podemos tomar decisões que irão prejudicar o aprendizado dos alunos.”

José Jarbas / Gestor / Mariana

A FAMA não oferece somente o curso de administração. Para o ensino das engenharias oferecidas pela faculdade (ambiental, civil, produção e metalúrgica) são necessárias práticas de campo e laboratoriais que, infelizmente, não podem ser promovidas à distância.

Os desafios são muitos, neste momento lidar com questões educacionais tem sido um dos maiores. Para grandes institutos de educação privada, o sistema EAD já funcionava, porém as escolas pequenas e locais estão passando por problemas para lidar com a questão.

Entretanto, a FAMA já buscou garantir a continuidade do primeiro semestre letivo de 2020, oferecendo atividades remotas, referentes à primeira etapa, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. 

Fonte:

Deixe seu comentário