Portal da Cidade Mariana

Educação

Câmara de Mariana requer apoio pedagógico para alunos da rede municipal

Legislativo solicita informações da Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade de implantar aulas por plataforma digital

Postado em 18/04/2020 às 22:01

(Foto: Pixabay)

A Câmara de Mariana aprovou, na reunião ordinária remota de segunda-feira (13), o Requerimento 51/2020 - de autoria dos vereadores Gerson Cunha (PSC) e Juliano Duarte (Cidadania). O Legislativo solicita, por meio da proposta, informações da Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade de implantar aulas por plataforma de apoio pedagógico para alunos da rede municipal durante o isolamento social, considerado uma importante medida de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus.

A matéria sugere aliar a tecnologia à prática pedagógica, para que professores compartilhem informações com os alunos em modelo de ensino à distância e, desse modo, os estudantes marianenses possam dar continuidade aos processos de aprendizagem.

Juliano Duarte afirma que a preocupação com o ano letivo dos estudantes tem levado muitos pais a procurarem orientação, já que as escolas municipais estão fechadas há mais de 20 dias. Seguindo as deliberações estaduais - em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde - a Prefeitura suspendeu as atividades escolares em todo o município por tempo indeterminado, medida esta que é extensiva às instituições particulares de ensino.


O vereador destaca que as escolas particulares de Mariana estão disponibilizando conteúdos para que os seus alunos estudem em casa, o que minimiza os prejuízos ao ano letivo. “Apresentamos esse requerimento solicitando à Secretaria de Educação que crie uma plataforma online de apoio pedagógico para não haver prejuízos aos nossos alunos”, pontua o parlamentar, que reconhece que a ferramenta não substitui a relação presencial entre aluno e professor.

A sugestão é que os procedimentos sejam uma medida paliativa, que procura reduzir e aliviar os efeitos negativos provocados pela inviabilidade dos encontros em salas de aulas. Ele sugere que, para as comunidades não contempladas com internet, a secretaria possa enviar, semanalmente, um profissional para distribuir o material aos estudantes desses locais.

O vereador Gerson Cunha ressalta que “esse requerimento é a abertura de um debate para que possamos encontrar uma forma de minimizar os impactos causados aos nossos alunos da rede pública municipal com a suspensão das aulas devido a pandemia. A nossa preocupação é essa”. Cunha destaca que trata-se de uma sugestão ao Executivo tendo em vista que ainda não há uma previsão de retorno das atividades nas escolas.

Durante o debate sobre o tema, os vereadores se pronunciaram sobre os desafios a serem enfrentados e reforçaram a preocupação com os moradores dos distritos que não têm acesso aos recursos de informação e serviços do sistema online.

O vereador Ronaldo Bento (PSB), pediu para assinar o requerimento junto aos autores da proposição e sugeriu que o Executivo celebre um convênio com empresas da cidade que atuam como provedores de acesso à Internet a fim de disponibilizar redes de conexão sem fio em caráter social.

O vereador Tenente Freitas (Patriota) alerta que o Ensino a Distância (EaD) traz muita discussão e debate entre os profissionais da Educação, uma vez que muitos deles defendem a necessidade do professor estar presencialmente junto ao aluno.

A modalidade de aprendizagem mediada por tecnologias permite que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. “É um assunto muito complicado e polêmico, temos uma resistência de profissionais da Educação que entendem que a educação a distância não é a ideal. Vemos também que as mães e pais estão muito preocupados porque o corpo discente está prejudicado, correndo o risco de perder o ano letivo”, pondera.

Freitas ressalta que o requerimento é interessante e levará o Legislativo marianense a um importante debate em busca de uma solução para os alunos de Mariana neste momento atípico para todo o mundo.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Receba as notícias de Mariana no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário