Portal da Cidade Mariana

Excelência

Cursos da UFOP conquistam nota máxima no Enade

Educação Física, Engenharia Civil e Nutrição tiveram nota 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente a 2019.

Publicado em 23/10/2020 às 02:40
Atualizado em

(Foto: UFOP I Divulgação I Daniel Tulher)

Os cursos de Educação Física, Engenharia Civil e Nutrição da UFOP alcançaram a nota 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente a 2019.

Com relação à edição anterior (2016), os cursos de Educação Física, Nutrição e Engenharia Civil subiram na pontuação, garantindo nota máxima.

Além disso, sete dos outros dez cursos avaliados obtiveram nota 4: Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção de Ouro Preto e João Monlevade, Engenharia Ambiental e Farmácia.

Alcançaram conceito 3 os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.

Dos 6.360 cursos avaliados, somente 6,1% alcançaram o indicador máximo, em uma escala de 1 a 5. Entre as instituições federais de ensino superior, 342 cursos obtiveram nota máxima, o equivalente a 24% do total.

O presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFOP (CPA), Adilson Santos, reflete sobre o grau de seriedade e responsabilidade com o qual a Universidade tem lidado com a avaliação e destaca sua importância para a Instituição. "Através dos relatórios de cursos, instituição e de áreas, o Enade nos permite verificar em que aspectos a Universidade mostrou potencialidades e fragilidades, que são informações que podem contribuir para o mais importante: a busca permanente pela qualidade.

O curso de Educação Física foi avaliado como o quarto melhor de Minas e ocupou 19ª posição nacional. A coordenadora do Colegiado de Educação Física, Juliana Castro, celebra o resultado e reconhece a importância da participação e contribuição dos docentes, discentes e técnicos na conquista. "Ficamos extremamente alegres com esse resultado e conseguimos verificar isso nas manifestações dos vários segmentos, que realmente demonstraram orgulho e o sentimento de pertencer ao resultado", conta.  

O curso de Nutrição ficou com o posto de quinto melhor de Minas e ocupou 25ª posição nacional. "A avaliação é o resultado do comprometimento de professores, alunos e técnicos com o curso, foi um trabalho muito árduo de todos e o sentimento é de gratidão. Essa conquista representa para a gente o valor do nosso curso, representa o reconhecimento do nosso trabalho e dedicação", avalia a coordenadora do Colegiado de Nutrição, Sônia Maria de Figueiredo.

O curso de Engenharia Civil também foi avaliado como o quinto melhor de Minas, ocupando a 38ª posição nacional. O presidente do Colegiado, Carlos Eduardo Mello, celebra com satisfação e destaca que "precisamos dar parabéns às pessoas envolvidas, mas principalmente temos que enaltecer o trabalho realizado pelos alunos, que criaram o projeto 'Civil Nota 5', o que foi fundamental para se motivarem, se prepararem e entenderem a importância da boa avaliação para o curso". O estudante e colaborador do "Civil Nota 5" Valmir Bernardes destaca a importância do projeto e o define como "fruto da busca de um grupo de alunos por melhorias no curso, que ataca desde os calouros que estão chegando, até os estudantes que estão formando, hoje é mais do que conquistar uma nota cinco do MEC".

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes acontece de três em três anos e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. O Enade atribui conceitos de 1 a 5, sendo que cursos com notas acima de 3 são considerados de boa qualidade.  

  A avaliação é realizada a partir da inscrição de estudantes ingressantes e concluintes, sendo que esses últimos precisam fazer duas provas, uma de formação geral (FG) e outra de conhecimentos específicos (CE). O desempenho dos alunos concluintes na FG é comparado com o dos ingressantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário