Portal da Cidade Mariana

EJA

Educação para Jovens e Adultos está com matrículas abertas

Pessoas que não tiveram a oportunidade de estudos na idade recomendada podem se inscrever na Educação para Jovens e Adultos

Publicado em 15/01/2024 às 16:28

O EJA é importante para garantir o direito à educação e à cidadania para milhões de brasileiros que não tiveram acesso à escola ou pararam de estudar antes de terminar os estudos. (Foto: Prefeitura de Mariana)

Pessoas que não tiveram a oportunidade de estudos na idade recomendada podem se inscrever na Educação para Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Educação, oferece aulas de Ensino Fundamental no Centro de Educação Padre Avelar (Cempa), no bairro São Sebastião, e na E. M. Monsenhor José Cotta, no Cabanas.

O Ensino Médio, para aqueles que desejam adquirir o diploma, também é ofertado na E. M. Monsenhor José Cotta. As matrículas têm início na segunda-feira (15), para ambas as modalidades, e acontecem de 8h às 17h, nas escolas de referências. É necessário apresentar cópia dos documentos pessoais, histórico escolar e comprovante de residência.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Centro de Educação Padre Avelar (CEMPA)

Endereço: Rodovia do Contorno, nº 327 - Bairro São Sebastião

Horário: 8h às 17h

Telefone: 3557-2244

Escola Municipal Monsenhor José Cota: Ensino Fundamental anos iniciais e finais e ensino médio.

Endereço: Rua Diamantina, nº 281 - Cabanas

Horário: 8h às 17h

Telefone: 3557-2416

Como funciona o EJA

O EJA é uma modalidade de ensino que permite que pessoas com mais de 15 anos concluam a educação básica em menos tempo do que no modelo tradicional. O EJA abrange desde a alfabetização até o ensino médio, e pode ser feito presencialmente ou à distância em diversas instituições no país. Para obter o certificado de conclusão, é preciso ser aprovado na prova Encceja, que é aplicada anualmente pelo governo federal.

O EJA é importante para garantir o direito à educação e à cidadania para milhões de brasileiros que não tiveram acesso à escola ou pararam de estudar antes de terminar os estudos. Além disso, o EJA pode abrir novas oportunidades profissionais e acadêmicas para os estudantes, que podem ingressar em cursos técnicos ou superiores após concluir o ensino médio.

Fonte:

Deixe seu comentário