Portal da Cidade Mariana

Datas Especiais

Educação para nos transformar e mudar o mundo

A educação é a única forma de mudar a nossa realidade I Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Publicado em 06/08/2020 às 07:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A educação é uma ferramenta de transformação, ela promove a mudança e a libertação dos indivíduos. Sua importância é indiscutível, especialmente em tempos de fake news e desinformação.

Hoje, quinta-feira (06), é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, e nós do Portal da Cidade reconhecemos a importância dos educadores. Não importa qual seja a sua área de ensino - alfabetização, ensino fundamental, disciplinas específicas ou ensino superior - cada profissional que contribui para a educação, tem importância na emancipação de seu povo.

Nos últimos anos, os índices referentes à educação brasileira vêm melhorando e retratando a evolução da população. Um dado relevante sobre educação é o percentual de pessoas alfabetizadas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos) em 2019 - de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A taxa de 2018 havia sido 6,8%.

Esta redução de 0,2 pontos percentuais no número de analfabetos do país, corresponde a uma queda de pouco mais de 200 mil pessoas analfabetas em 2019. O que caracteriza uma melhora significativa no quadro cultural e nos índices de educação dos brasileiros.

A melhora na educação dos brasileiros é um dos compromissos do país, estão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sendo o quarto parâmetro dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A principal meta é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


Alguns objetivos desse processo, que será longo, estão sendo cumpridos graças aos esforços de educadores e gestores da educação espalhados por todo o país. Assim, pontuamos a importância de cada uma das pessoas que integram a grande rede de ensino brasileiro e parabenizamos os Profissionais da Educação. É como diria Paulo Freire, “O educador se eterniza em cada ser que educa”.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário