Portal da Cidade Mariana

Curso

Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana abre inscrições

As aulas terão inicio no dia 6 de agosto

Publicado em 28/05/2019 às 04:37

(Foto: Divulgação | Prefeitura de Mariana)

As inscrições para os cursos oferecidos pela Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana estão abertas até o dia 5 de agosto.

Os interessados já podem se inscrever através do site www.escoladeoficios.org.br ou pessoalmente de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana, localizada na Rua Direita, 93. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência de um período mínimo de três meses.

O curso tem duração de um semestre, gratuito e aberto a toda a comunidade. No total, serão oferecidas 100 vagas, sendo distribuídos 20 alunos para cada um dos cinco cursos.

Os alunos terão contato com as técnicas de restauro e construção civil, com ênfase na arte barroca, por meio de aulas teóricas e práticas, além de trabalhos de campo. Serão oferecidas também aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão. Confira os cursos oferecidos:

Alvenaria - O curso apresenta as técnicas construtivas, conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique, visando a conservação de imóveis de valor histórico e ao mesmo tempo possibilitar o uso deste conhecimento para construção de elementos arquitetônicos contemporâneos.

Carpintaria - O curso apresenta as técnicas de conservação e restauração de elementos em madeira, além da elaboração de diagnósticos e tratamentos para as principais patologias. Nas aulas são apresentadas os tipos de madeira e as variadas possibilidades de utilização na arquitetura em estruturas, telhados, pisos, escadas e sacadas, esquadrias, forros, entre outros. 

Ferragem - O curso apresenta os tipos de fundição, o ofício tradicional de ferreiro e sua aplicação na conservação e restauração de edifícios históricos, desenhos e sambladuras.

Cantaria - O curso apresenta o ofício da cantaria, as técnicas em blocos de rocha, sua aplicação na conservação e restauro, bem como a utilização de ferramentas, morfologia, mecanismos de degradação, métodos de avaliação e construção de objetos decorativos.

Pinturas especiais - O curso apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas cores e tipologias, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, mistura de cores, caiação e pintura, preparação de cores, argamassa pigmentada em aulas práticas.

Fonte:

Deixe seu comentário