Portal da Cidade Mariana

PALESTRA

Escola Paracatu de Baixo promoverá ação contra Abuso Infantil

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Publicado em 16/05/2019 às 03:31
Atualizado em

(Foto: Foto: Portal da Cidade Mariana)

Ocorrerá no dia 18 de maio, na Escola Municipal de Paracatu de Baixo, a partir das 8 h, uma ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento está inserido dentro da programação da Festa da Família e tem como objetivo estimular a compreensão dos jovens e familiares sobre as políticas que podem ser tomadas em caso de abuso infantil. A iniciativa surgiu através da união das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e a de Educação.

Na oportunidade serão apresentados trabalhos produzidos pelos alunos com base em livros didáticos que abordam a temática como o “Não me toca, seu boboca”, da autora brasileira Andrea Viviana Taubman.

Para completar a programação, a representante do Conselho Tutelar de Mariana, Cláudia Rodrigues, irá realizar uma palestra mostrando dados atualizados sobre o abuso infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como formas de conscientização e realização de denúncias.           

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Atualmente é disponibilizado o canal de comunicação Disque 100, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações, para denúncias. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço.

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”. Um crime que chocou o país pelo assassinato de uma menina de 8 anos, em 18 de maio de 1973.

Fonte:

Deixe seu comentário