Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Escolas de Mariana contam com ensino de Libras através de Educação Inclusiva

Ao todo, 24 escolas municipais estão preparadas para atender os 154 alunos com necessidade especial matriculados na rede da cidade

Publicado em 28/01/2020 às 00:23

A Secretaria de Educação, por meio da coordenação de Educação Especial, organizou diversos cursos, oficinas, palestras e grupos de estudos oferecidos aos pedagogos, professores das Salas de Recursos e monitores de alunos com deficiência.

A professora Flaviana Pinto é uma das profissionais da rede municipal capacitada para receber esses alunos. Em 2019, ela foi professora da Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio e atendeu um aluno com deficiência auditiva oferecendo o conteúdo da aula tanto na língua portuguesa quanto na língua de sinais.

Segundo Flaviana, para que essa ação tivesse sucesso, toda a escola precisava ser envolvida. “Grande parte do ambiente escolar conta com a identificação dos espaços em Libras. Além disso, todos os funcionários e alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a língua de sinais”, afirmou a professora que agradeceu o apoio da Prefeitura no auxílio de transportes para passeios que visavam a promoção da língua de sinais e na disponibilização de materiais necessários para adaptação dos espaços.

INCLUSÃO QUE DÁ RESULTADO - Em dezembro de 2019 foi inaugurada a Casa do Professor, na ocasião, Ângela e seus alunos tiveram a oportunidade de apresentar um musical em Libras que consagrou todo o esforço dos alunos e da instituição.

SALAS DE RECURSO - Para melhor atender os estudantes da cidade, a subsecretária de desenvolvimento da educação básica, Elizete Santos, explicou que para cada aluno com deficiência é organizado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). No qual é traçado uma estratégia de ação específica, que respeita o tempo, as especificidades e as habilidades de cada aluno.

No total, a rede municipal de educação de Mariana conta com nove salas de recursos e nove professores. Dessas salas, sete estão localizadas na sede do município e duas em distritos.

Fonte:

Deixe seu comentário