Portal da Cidade Mariana

Polêmica

Governo mineiro libera volta às aulas mas não divulga protocolos de segurança

Romeu Zema, governador do estado, oficializou a decisão nesta quarta-feira (23).

Publicado em 24/09/2020 às 00:15

(Foto: Pixabay)

A retomada das aulas tem provocado polêmica em todo o Brasil, em Minas Gerais o sinal de uma possível liberação havia sido emitido na última semana. O plano é válido para algumas cidades que estão em macrorregiões do Plano Minas Consciente, e abrange a rede pública e privada.

O municípios que se encontram na onda verde do Plano Minas Consciente — fase que indica um menor risco de propagação do COVID-19 — poderão reabrir suas escolas em 5 de outubro.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (23) pelo governo do estado. O retorno às aulas será gradual e deverá seguir uma série de parâmetros e protocolos, que ainda não foram divulgados, para evitar a contaminação. 

Segunda-feira, 05 de outubro, é a data prevista para início da definição das estratégias de retomada, em se tratando das escolas estaduais. A previsão é que os primeiros alunos retornem às salas de aula no dia 19. A retomada principal será para os integrantes do 3° ano do ensino médio. 

  A permissão do Executivo estadual não é uma ordem de reabertura, tendo em vista que tanto as instituições quanto os municípios podem optar por medidas mais restritivas. Presentemente, apenas a macrorregião Norte de Minas Gerais está na onda verde. 

Contudo, as localidades que, porventura, regredirem para a onda amarela após a retomada, não precisarão suspender as aulas. Mas, se a regressão for ao nível vermelho, as atividades serão suspensas.

O Executivo estadual permanecerá, ainda, com o plano de ensino remoto, por meio das aulas transmitidas pela internet e, também, pelas emissoras Rede Minas e TV Assembleia. 

As escolas de ensino infantil, fundamental e médio, poderão voltar a funcionar gradativamente. Para reabrir, as instituições vão precisar seguir os protocolos determinados pelo governo. As instituições municipais voltarão à ativa conforme orientação das prefeituras, mas o estado trabalha para tentar unificar o processo. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário