Portal da Cidade Mariana

Iniciativa

IFES se unem para apoiar comunidades afetadas pelo desastre de Mariana

Institutos Federais (IFMG, UFOP, UFV e UFMG) se unem com projetos de extensão em interface com a pesquisa para apoiar comunidades afetadas pelo rompimento.

Publicado em 26/10/2020 às 07:15
Atualizado em

Destroços de uma casa em Bento Rodrigues (Foto: Portal da Cidade Mariana)

A UFMG, as universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV) e o Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vão desenvolver projetos conjuntos de extensão em interface com a pesquisa para apoiar as comunidades afetadas pelo rompimento, em novembro de 2015, da barragem de Fundão, em Mariana, de propriedade da mineradora Samarco.

As propostas devem seguir as regras de edital inédito lançado nesta quinta-feira, dia 8. Os recursos disponíveis totalizam R$ 2 milhões.

Os projetos deverão ser focados no enfrentamento da covid-19 nas localidades afetadas pelo desastre e na concretização de, ao menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) – também conhecidos como Agenda 2030.

APOIO DA JUSTIÇA

A rede mobilizada pelo edital tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto, e as iniciativas aprovadas serão financiadas com recursos provenientes de multa aplicada à mineradora Samarco.

Apenas uma proposta poderá ser submetida por grupo, por meio do preenchimento de formulário. O edital prevê ainda que a equipe dedicada à atividade seja formada por membros da comunidade universitária de ao menos duas das instituições. 

Cada proposta poderá pleitear recursos de até R$ 100 mil, para custeio, entre outros itens, de material de consumo, manutenção de equipamentos, passagens, diárias e pagamento de bolsas de pesquisa e extensão de acordo com referências do CNPq. 

A execução deverá se dar no prazo de 12 meses. A seleção e a classificação serão feitas por comitê avaliador interinstitucional.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário