Portal da Cidade Mariana

Fique Atento

Inscrições para o vestibular do IFMG terminam nesta sexta-feira (16)

Processo Seletivo do Instituto Federal de Minas Gerais oferta vagas em cursos técnicos e de graduação.

Publicado em 16/10/2020 às 03:30

IFMG I Ouro Preto (Foto: Portal da Cidade de Mariana via Google Maps)

O período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) será encerrado nesta sexta-feira (16). O Instituto, que tem sede em Ouro Preto e em outras cinco cidades do estado, está oferecendo 368 vagas, distribuídas em 11 cursos, sendo sete técnicos e quatro superiores.

Em função da situação de pandemia do novo coronavírus, este vestibular, que ocorria entre os meses de maio e junho, será realizado agora em outubro. Os interessados podem se inscrever no site da instituição (clique aqui para acessar).

Tendo em vista as circunstâncias excepcionais, não haverá aplicação de provas para os cursos técnicos neste processo. A distribuição das vagas será promovida por meio de um sorteio público, no dia 29 de outubro.

Contudo, para ingressar nos cursos de graduação o processo seletivo se dará de acordo com os dos anos anteriores - por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019). 

TAXAS DE INSCRIÇÃO  

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 10 (dez reais), e é a única taxa a ser cobrada dos candidatos - visto que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos e não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site. 

OS CAMPUS  

As oportunidades de formação profissional são para os campi Ouro Preto, Congonhas, Ibirité e Ribeirão das Neves (região Metropolitana de BH), Bambuí (região Centro-oeste de Minas) e Governador Valadares (Leste de Minas). No caso do ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído). 

VAGAS 

Cinquenta por cento das vagas estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE.

Os outros cinquenta por cento são destinados à ampla concorrência. Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário