Portal da Cidade Mariana

Iniciativa

Jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo participam de capacitação on-line

Durante a pandemia, são realizadas atividades gratuitas a partir de temas que são propostos pelos próprios jovens, como elaboração de currículo.

Publicado em 01/08/2020 às 21:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Para fortalecer o relacionamento com os jovens das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e incentivar a qualificação profissional, a Fundação Renova está promovendo uma série de atividades on-line durante a pandemia. São oficinas e cursos gratuitos com foco na empregabilidade, qualificação e empreendedorismo.

As propostas foram levantadas pelos próprios jovens, por meio do processo de escuta contínua mantido pela área de Diálogo Social, em parceria com a área de Economia e Inovação da Fundação Renova. O levantamento de interesses dos jovens acontece de maneira remota devido à pandemia do novo coronavírus.  

O primeiro curso será sobre a elaboração de currículos. A ideia é capacitar os jovens para a construção de currículos que se tornem mais competitivos no mercado de trabalho. O curso tem previsão para acontecer em agosto.

O desenvolvimento da cultura empreendedora também será tema de outra atividade, definida a partir das necessidades e solicitações dos jovens.

A ideia é que essa capacitação tenha uma duração mais longa e, ao final, os participantes elaborem planos de negócios ou planos de vida para serem implantados na realidade onde estão inseridos. A previsão de início desta capacitação é setembro.

Foram realizadas pesquisas com esses jovens, e as ações estão sendo desenhadas conforme as necessidades trazidas por eles. A proposta é garantir a participação da comunidade na construção dos processos e, neste caso, garantir que os jovens sejam os protagonistas”, afirma a analista de Diálogo da Fundação Renova Isis Lima.

OFICINA AUDIOVISUAL

Outra ação, promovida pelo Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova em parceria com a empresa Planeta Cultura e Sustentabilidade, é a oficina on-line de audiovisual. Com o tema “Introdução à produção de vídeos com celulares”, a atividade já vem sendo desenvolvida para 25 jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

A proposta da oficina é trabalhar com o cotidiano dos jovens nesse período de isolamento social. Eles são estimulados a interagir e a refletir sobre suas histórias, experiências e relações afetivas dentro dos espaços de suas casas, por meio da produção de vídeos.

Os encontros, que começaram no dia 20 de julho, acontecem por meio de plataformas de videoconferência. Serão cinco lives com os participantes, além de plantões para solucionar as dúvidas.

Nesta oficina, os jovens aprendem sobre fotografia - noções de enquadramento, foco e nitidez - e sobre vídeo - movimentos de câmera, tamanho de plano, captação de áudio e paisagem sonora, elaboração de roteiro e introdução a noções teóricas de edição. A cada semana, produzem materiais de acordo com as orientações das aulas.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário