Portal da Cidade Mariana

Conscientização

Juntos nós podemos mudar o mundo!

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e busca promover atividades de proteção e preservação do nosso meio ambiente

Publicado em 05/06/2020 às 02:15
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

Em tempos de desmatamento, poluição e displicência com o nosso Planeta, esta data vem como um importante alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho e foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU como sendo o dia 05.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil, que vem sendo degradado e encontra-se em situação crítica.

Neste momento é mais importante do que nunca tomarmos consciência para construir um novo futuro para a natureza de nossa cidade, estado, país e, assim, do mundo.

Por que 5 de junho é o dia do ambiente?

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. A partir de então, a data consta do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como celebrar o meio ambiente?

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente. Veja dicas do que fazer, sozinho ou com sua família, para celebrar o meio ambiente nesta quarentena:

  • Fazer artes com o tema natureza;
  • Reciclar e fazer o descarte cuidadoso do seu lixo;
  • Promover ações de consumo consciente;
  • Assistir filmes e documentários sobre o tema;
  • Fazer coisas com material reciclado;
  • Fazer um mini jardim ou horta em sua casa;

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (Mahatma Gandhi) 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário