Portal da Cidade Mariana

Tempo Integral

Modalidade integral de educação e ensino passa a ser realidade em Mariana

A introdução da Escola em Tempo Integral acontece durante o mês de março, de forma gradativa

Publicado em 12/03/2024 às 10:04

O programa contempla mais de 30 oficinas que são distribuídas em quatro eixos temáticos: esporte e lazer, educação para a vida, arte e cultura e estudos orientados (Foto: Prefeitura de Mariana)

O Programa Escola em Tempo Integral, iniciou na rede municipal de ensino de Mariana com atividades extracurriculares realizadas no contraturno escolar. Garantido pela Lei 238/2023, o modelo é ofertado para os estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede municipal.

O programa contempla mais de 30 oficinas que são distribuídas em quatro eixos temáticos: esporte e lazer, educação para a vida, arte e cultura e estudos orientados. As atividades são ministradas por monitores capacitados conforme a área de atuação. Professora de História e monitora no Tempo Integral, Cláudia Novais conta que a novidade é um ganho para a Educação do município.

"Agrega novos elementos na educação formal dos estudantes, como cultura e assuntos transversais que geralmente não são debatidos no ensino regular em função de grade curricular e do tempo", explica. Cada unidade escolar possui uma programação de atividades, elaborada conforme necessidade e especificidade da comunidade.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Vanilza Ribeiro, fala que a Educação em Tempo Integral não inclui apenas o aprendizado intelectual, mas, também, o desenvolvimento emocional. “Também auxilia no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando a comunicação, expressividade e construção do pensamento”, afirma.

A introdução da Escola em Tempo Integral acontece durante o mês de março, de forma gradativa. Na terça-feira (05), onze escolas iniciaram com as atividades. Nesta segunda-feira (11), 16 unidades de educação oferecem a modalidade e a previsão é de que todas as instituições do Ensino Fundamental sejam contempladas.

Fonte:

Deixe seu comentário