Portal da Cidade Mariana

RESOLUÇÃO

Nova reunião entre Arquidiocese e UFOP acontece nesta quarta-feira

A reunião acontecerá a fim de solucionar o impasse sobre o futuro do ICHS

Publicado em 05/02/2018 às 07:49

ICHS (Foto: Google Imagens )

Uma nova reunião com responsáveis da UFOP e da Arquidiocese de Mariana ocorrerá, nesta quarta, dia 4, às 14horas, na Câmara Municipal da cidade. O tema central da discussão será a tentativa de solucionar o impasse sobre a permanência, ou não, do ICHS nas propriedades que são de posse, por direito, da Arquidiocese marianense.

Os últimos meses do ano de 2017, e o início de 2018, têm sido de muita tensão tanto por parte da UFOP, quanto por parte da Arquidiocese. O imbróglio entre ambas as partes ocorre pela expiração do tempo de contrato entre a universidade e a circunscrição eclesiástica.

Segundo um documento* enviado à reitoria da UFOP, por parte do Conselho Departamental do ICHS, o local foi cedido em comodato pela arquidiocese e os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto seriam alocados na cidade de Mariana. O prédio histórico, localizado no centro e de posse da igreja até o início da década de 80, sendo cedida à universidade sob a condição de restauração e conservação dos prédios.

A Arquidiocese lançou uma nota* alegando que a UFOP não cumpriu com as exigências feitas e que a ação judicial movida contra a universidade se deu após uma reivindicação da própria faculdade ao solicitar para si o terreno.

Segundo dados do Conselho Departamental do ICHS,o instituto, hoje, conta com aproximadamente 1500 alunos e, destes, 24% são nascidos na cidade de Mariana. Além dos discentes, o câmpus conta com 102 professores e um número de 80 funcionários concursados e terceirizados.

Nessa nova reunião, é esperado que se encontre uma solução viável e benéfica para os dois lados.  Uma manifestação de alunos e populares, em prol da Universidade, sairá do ICHS, às 13:30 e caminhará em direção à Câmara Municipal.

A Arquidiocese de Mariana, por sua vez, na nota lançada, reitera que nunca houve a exigência de desocupação do instituto e que está aberta à negociações, além de salientar seu incentivo à cultura e educação.

 

*Acesse o documento clicando aqui.

*Acesse a nota clicando aqui.




Fonte:

Deixe seu comentário