Portal da Cidade Mariana

Iniciativa

Nova série da TV UFOP traz divulgação científica para público jovem

O pré-lançamento do "Mutatis Mutandis: à procura do saber" é nesta sexta (23), às 16h.

Publicado em 21/10/2020 às 04:55
Atualizado em

Bastidores da gravação. (Foto: Divulgação I UFOP)

Equipe do Mutatis Mutandis (Foto: Divulgação I UFOP)

O programa "Mutatis Mutandis: à procura do saber", que já é produzido em formato de podcast (clique aqui para saber mais), agora ganha uma nova versão: uma série televisiva que registra e difunde importantes pesquisas e projetos, das diversas áreas do saber, desenvolvidos por alunos, técnicos e professores da UFOP.

Com foco no público jovem, a série propõe um formato dinâmico, descolado e atrativo de apresentar a ciência e a tecnologia.

A série é produzida pela TV UFOP e faz parte do projeto de pesquisa "Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento", coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo Adriano Medeiros.

O projeto investiga as potencialidades da linguagem audiovisual para a divulgação científica. Neste sentido, também contempla processos criativos em formato transmídia.  

Para Adriano, a série televisiva é extremamente simbólica não somente para a UFOP, mas para a universidade pública brasileira. 

Adriano Medeiros / Professor / Mariana

Bom trabalho

"Mesmo com todos os retrocessos no campo da educação, evidenciamos o papel fundamental da ciência e do conhecimento produzidos por pesquisadores das nossas instituições públicas de ensino superior"

Adriano Medeiros / Professor / Mariana

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Renata Guerra de Sá Cota, pontua que iniciativas como esta são essenciais do ponto de vista educacional. "Além de valorizar a ciência, a divulgação científica traz excelentes informações e auxiliam na disseminação do conhecimento para a população ufopiana e em geral". Ela acrescenta, ainda, que a divulgação científica também tem um importante papel de prestação de contas para a sociedade. "A UFOP também tem como missão mostrar que existe um retorno dos recursos públicos investidos na Universidade", afirma.

PRÉ-LANÇAMENTO

O pré-lançamento será nesta sexta (23), a partir das 16h, em um evento on-line com transmissão pelo canal da TV UFOP no YouTube, no endereço youtube.com/tvufop. Confira a programação: 

  • 16h: Palestra: Audiovisual e ciência: uma união potente e catalisadora da difusão do conhecimento produzido na universidade pública brasileira. Palestrante: Adriano Medeiros da Rocha, professor do Departamento de Jornalismo 
  • 17h : Pré-lançamento oficial da série televisiva "Mutatis Mutandis: à procura do saber" (TV UFOP). Participações: 
  1. Renata Cota, professora e pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFOP
  2. Waldênia Marcia, analista de projeto da Fundep
  3. Francisco Daher, coordenador de Comunicação Institucional da UFOP
  4. Du Sarto, coordenador do Núcleo de Criação da TV UFOP
  5. Fernanda Luiza Teixeira Lima, codiretora geral do projeto "Mutatis Mutandis: à procura do saber"
  6. Acácio Jacinto, coordenador de programação da TV Futura
  7. Moderação: Adriano Medeiros da Rocha, professor do Departamento de Jornalismo

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário